Modernidade, art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987)

uma exposição entre assimilação e deslocamento na história internacional da arte

Auteurs-es

  • Camila Campelo Bechelany Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20403

Mots-clés :

Modernidade. História das exposições. Globalização.

Résumé

A partir de uma análise da narrativa curatorial da exposição Modernidade art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987-1988) e da recepção crítica desta na França e no Brasil, pretendemos refletir sobre as possibilidades e os limites de um "modernismo brasileiro" no contexto inicial da globalização da arte, em meados da década de 1980. Esta reflexão pode nos conduzir a uma leitura da história da arte internacional de uma perspectiva brasileira e à compreensão do sistema internacional de arte como um campo simbólico multi-centralizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMARAL, Amaral. Cêntricos e ex-cêntrico: que centro? onde esta o centro? In: Textos do Trópico de Capricornio: Circuitos da arte na América Latina e no Brasil (Vol. 2, pp. 83-92). Sao Paulo: Editora 34, 2006.

_____________. Arte e Meio Artístico : entre a feijoada e o X-burguer. Sao Paulo: Nobel, 1983.

_____________. “L’art et l’artiste brésilien : un problème d’identité et d’affirmation culturelle, catalogue d’exposition” (Modernidade : art brésilien du 20e siècle, 1987), Paris, Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1987.

APPADURAI, Arjun. The Social Life of Things. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

BELTING, H., & BUDDENSIEG, A.. The Global Art World. Audiences, Market and Museums. Ostfildern: Hatje Cantz, 2009.

BHABHA. Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

COSTA, Caio Túlio. “A partir de hoje, os franceses podem ver a “Modernidade” dos brasileiros, 10 dezembro, 1987”. Estado de São Paulo, 1987.

DAVID, Catherine. “Terre en transe : Brésil et modernité”, Dossier Brésil. ArtPress, n°121, janvier 1988, p. 17-19.

DOCTORS, Márcio. “A cor do Brasil em Paris”. O Globo, 9 de dezembro de 1987.

FURTADO, Celso. “Dynamiques brésiliennes. Entretien avec Michel Nuridsany, le 13 décembre 1987”. Le Figaro, 1987.

MOXEY, Keith. (s.d.). Is Modernity Multiple? Consulté le September 29, 2015, sur Columbia University - Departament of Art History and Archaeology:

http://www.columbia.edu/cu/arthistory/courses/Multiple-Modernities/moxeyessay.html

MOULIN, Raymonde. L’Artiste, l’institution et le marché. Paris: Flammarion, 1992.

NURISDANY Michel. « Dynamiques brésiliennes », Le Figaro, le 13 décembre, 1987

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. Sao Paulo: Braziliense, 1985.

PEDROSA, Adriano. 31o Panorama da Arte Brasileira: Mamoyguara opá mamö pupé. Sao Paulo: Museu de Arte Moderna de Sao Paulo, 2010.

PONTUAL, R. et al.. MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. (Organizado pelo Ministério da Cultura) Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988.

PONTUAL, Roberto; BRIOT, Marie-Odile. Pré-projet d’exposition. Mai,1984. Archives du Musée d’art moderne de la ville de Paris.

SPRICIGO, Vinícius. « From artistic internationalism to cultural globalisation: notes towards a critical reflection on the recent changes in the strategies of (re)presentation of the São Paulo Bienal » em Global Art Museum. Consultado em de 15 out. 2015 via: [http://globalartmuseum.de/site/guest_author/254#fn1]

ZILIO, Carlos. A Querela do Brasil. A Questão da Identidade na Arte Brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari. 1922-1945. Rio de Janeiro: Funarte, 1982

Téléchargements

Publié-e

2016-11-07

Comment citer

Bechelany, C. C. (2016). Modernidade, art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987): uma exposição entre assimilação e deslocamento na história internacional da arte. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 238–252. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20403

Numéro

Rubrique

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e