Modernidade, art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987)

uma exposição entre assimilação e deslocamento na história internacional da arte

Autores/as

  • Camila Campelo Bechelany Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20403

Palabras clave:

Modernidade. História das exposições. Globalização.

Resumen

A partir de uma análise da narrativa curatorial da exposição Modernidade art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987-1988) e da recepção crítica desta na França e no Brasil, pretendemos refletir sobre as possibilidades e os limites de um "modernismo brasileiro" no contexto inicial da globalização da arte, em meados da década de 1980. Esta reflexão pode nos conduzir a uma leitura da história da arte internacional de uma perspectiva brasileira e à compreensão do sistema internacional de arte como um campo simbólico multi-centralizado.

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Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Bechelany, C. C. (2016). Modernidade, art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987): uma exposição entre assimilação e deslocamento na história internacional da arte. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 238–252. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20403

Número

Sección

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e