De Cambridge a Brighton

Poesia Concreta na Grã-Bretanha, uma entrevista com Stephen Bann

Auteurs-es

  • Gustavo Grandal Montero University of the Arts
  • Fernanda Albertoni University of the Arts London

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20398

Mots-clés :

Poesia concreta. Neo vanguardas. Exposições.

Résumé

Extensa entrevista com o historiador da arte, curador e poeta concreto Stephen Bann, realizada por Gustavo Grandal Montero, concentrando-se em seu trabalho curatorial, crítico e artístico da década de 1960, em que esteve intimamente envolvido com o desenvolvimento da poesia concreta no Reino Unido. Bann associou-se precocemente com Ian Hamilton Finlay, co-organizou a Primeira exposição internacional de poesia concreta e cinética (Cambridge, 1964) e foi o curador da Exposição de Poesia Concreta para o Primeiro Festival de Brighton, em 1967. Organizou Concrete poetry: an international anthology (1967) e publicou vários textos críticos influentes, ao mesmo tempo em que desenvolvia sua própria prática poética concretista. Sua associação com Noigandres (especialmente com Augusto e Haroldo de Campos) e com outros poetas concretos no Brasil (Pedro Xisto) também será aqui discutida.

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Références

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Publié-e

2016-11-07

Comment citer

Montero, G. G., & Albertoni, F. (2016). De Cambridge a Brighton: Poesia Concreta na Grã-Bretanha, uma entrevista com Stephen Bann. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 129–156. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20398

Numéro

Rubrique

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e