Economia de apropriação e redistribuição de imagens na prática artística de Anna Bella Geiger nos anos 1970
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20402Palavras-chave:
Anna Bella Geiger. Imagem. Fotografia. Memória. Arquivo.Resumo
Com a mudança de sua prática de arte da gravura para incorporações de novas mídias nos anos 1970, a obra de Anna Bella Geiger não só refletiu uma afinidade com a tecnologia de seu tempo, como também, através da apropriação de imagens fotográficas, estabeleceu relações intemporais, isto é, fora do tempo cronológico, com o que a artista compreendia como elementos formativos da cultura do presente. Assim sendo, examinaremos como duas obras dessa fase da obra de Geiger, Circumambulatio (1972) e Polaridades (1970-74), podem contribuir para uma compreensão crítica do papel da circulação de imagens na formação de memória e da cultura de um tempo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
van ALPHEN, Ernst. Staging the Archive: Art and Photography in the Age of New Media. London: Reaktion Books, 2014.
ALVES, Camila G., PINTO, Henrique G. 'A trajetória intelectual de Pedro Pinchas Geiger segundo suas obras na Revista Brasileira de Geografia'. III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico I Encontro Nacional de Geografia Histórica, 2012, Rio de Janeiro. História da Geografia no Brasil, 2012.
ALLOWAY, Lawrence. American Pop art. Nova Iorque: Mcmillan Publishing, 1974.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BERGER, John. About Looking. London: Bloomsbury Publishing, 2009.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BROCKMEIER, Jens. 'Remembering and Forgetting: Narrative as Cultural Memory'. In: Culture and Psychology, 8/1 pp.5-14, 2002.
BROCKMEIER, Jens. Beyond the Archive: memory, narrative, and the autobiographical process. Oxford: Oxford University Press, 2015.
COSTA, Luiz C. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Faperj, Quartet, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L'empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.
ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos: Ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERREIRA, Glória. Arte como questão: Anos 70. Catálogo. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009.
FLUSSER, Vilém. Towards a Philosophy of Photography. London: Reaktion Books, 2000.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GEIGER, Anna B. Anna Bella Geiger: Constelações. Catálogo. Rio de Janeiro: MAM. [catálogo exposição, 1996.
GEIGER, Anna B. Anna Bella Geiger: Circa MMXI. São Paulo: Centro Cultural dos Correios, 2012. [catálogo exposição, disponível em: <http://www.circa2011.com.br/aexposicao>, visitado em 14/07/2015].
GEIGER, Anna B. Anna Bella Geiger: entrevista [17/01/2014]. Entrevistador: Fernanda Albertoni. Rio de Janeiro, 2014.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos e mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
JAREMTCHUK, Dária Anna Bella Geiger: Passagens Conceituais. São Paulo, Belo Horizonte: C/Arte, FAPESP, 2007.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge, Mass: The MIT Press, 2001.
NAVAS, Adolfo M. (org.) Anna Bella Geiger: Territórios, Passagens, Situações. Catálogo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.
NAVAS, Adolfo M. (org.) Anna Bella Geiger: fotografia alem da fotografia. 1972-2008. Catálogo. São Paulo: Caixa Cultural, 2009.