Há uma esfera no meio do caminho
registro e apropriação como estratégia da reapresentação
DOI :
https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20339Mots-clés :
Marcelo Silveira. Fotografia. Acervos. Reapresentação. Arte contemporânea.Résumé
O presente artigo busca compreender as transformações de uma obra de arte de Marcelo Silveira, pertencente ao acervo do Museu de Arte Moderna do Recife. Para tanto investigaremos os desdobramentos da obra em escultura, instalação, intervenção urbana, fotografia e evento artístico. Desdobramentos que possibilitaram a reapresentação da obra em novas conformações semânticas e simbólicas, produzidas na adequação em diferentes instituições museológicas. Para tanto enfatizaremos dois aspectos: a condição do espaço institucional ocupado e o estatuto da fotografia.
Téléchargements
Références
ANJOS, Moacir dos. Brígida Baltar ”“ A coleta da Maresia. Recife: MAMAM, 2003.
BISHOP,C..“Experiência estética, tempo e o efêmero na arte” In: ARANTES, Priscila; CARAMELLA, Elaine; RÉGIS, Sonia; (orgs.). Arte: história, crítica e curadoria. São Paulo: EDUC, 2014.
BAXANDALL, Michael. Padrões de Intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
BISHOP, C.. Artificial Hells: Participatory Art and Politics of Spectatorship. London; New York: Verso Books, 2012.
CANONGIA, Ligia. “Correcaminhos”. Texto de exposição. Galeria Nara Roesler, São Paulo, 2003; disponível em: http://marcelosilveira.art.br/; acesso em junho de 2015.
CERTEAU, Michael. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.
CRIMP, Douglas. “Pictures”. October, vol. 8, 1979, p. 75-88; disponível em: http://www.jstor.org/stable/778227; acesso em junho de 2015.
DANTO, A.C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Trad. de Vera Perreira. São Paulo: CosacNaify, 2005.
DE DUVE, Thierry. Kant after Duchamp. Cambridge; London: MIT Press, 1996.
FARIAS, Aguinaldo. “Marcelo Silveira, o forjador de formas”. Texto de exposição. Galeria Nara Roesler: São Paulo, 2000.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FREIRE, Cristina. Pòética do Processo. Arte Conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, MAC-USP, 1999.
HUCHET, Stéphane. “A instalação em situação”. Arte & Ensaios, 2005, n°12.
KRAUSS, R. La photografie comme texte: Le cas Namuth/Pollock. In. ______ . Le photographique, pour une théorie des écarts. Paris : Macula, 2000, p. 89-98.
MUSEU DE ARTE MODERNA ALOISIO MAGALHÃES. Coleção de Arte. Doações 2001-2004. Catálogo de exposição. Recife: MAMAM, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. Aesthetics and Its Discontents. Cambridge: Polity Press, 2009.
RODENBECK, Judith. Radical Prototypes: Allan Kaprow and invention of happenings. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2011.
SAMUEL, Raphael. “Teatros de memória”. Projeto História, 14, São Paulo, PUC/SP, fev. 1997.
SILVA, Renato Rodrigues da. “Livros de fotografia de Edward Ruscha” In: COSTA, Luiz Cláudio da (org.) Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa/FAPERJ, 2009, p.151-163.
WALL, Jeff. “Marks of Indifference”. Reconsidering the Object of Art. 1965-1975. Catalogo de exposição, Los Angeles: Museum of Contemporary Arte, 1995, p.247-267.
WEIBEL, Peter. The Post-Media Condition. AVVV. Condição Pós-Mídia, catálogo de exposição, Madrid, 2006.
WINKEL, Camiel van. During the exhibition the gallery wil be closed. Amsterdam: Valiz, 2012.