O Cristo negro entre anjos proibidos

Raça, religião e representação no Brasil dos anos 1940 e 1950

Autores/as

  • Rafael Cardoso Programa de Pós-Graduação em História da Arte - UFRJ / Pesquisador Associado junto ao Lateinamerika-Institut da Freie Universität Berlin (Alemanha).

Palabras clave:

arte brasileira, relações raciais, Teatro Experimental do Negro, Abdias do Nascimento, Nelson Rodrigues, Gregório Fortunato

Resumen

Vários episódios da cena cultural brasileira nas décadas de 1940 e 1950 associaram figuras e encarnações do sagrado cristão a representações ou temáticas da negritude. Em especial, as expressões “anjo negro” e “Cristo negro” obtiveram destaque
fora do comum nos debates pela imprensa, principalmente (mas não exclusivamente) por causa da encenação em 1948 da peça Anjo negro, de Nelson Rodrigues, e do Concurso do Cristo de Cor, certame artístico promovido pelo Teatro Experimental do Negro, em 1955. Entre esses dois pontos, a caçada jornalística a Gregório Fortunato, chefe da segurança de Getúlio Vargas, apelidado de “o anjo negro” acrescentou uma dimensão política à expressão. O presente artigo examina o entrecruzamento desses debates a fim de compreender melhor os modos como o racismo brasileiro foi posto em xeque e, a opressão.

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Biografía del autor/a

Rafael Cardoso, Programa de Pós-Graduação em História da Arte - UFRJ / Pesquisador Associado junto ao Lateinamerika-Institut da Freie Universität Berlin (Alemanha).

PhD em História da Arte pelo Courtauld Institute of Art/Universidade de Londres. Membro da AICA-Deutschland e do Verband Deutscher Kunsthistoriker (CIHA). Atua como membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e como pesquisador associado junto ao Lateinamerika-Institut da Freie Universität Berlin (Alemanha). É autor de vários livros sobre história da cultura, da arte e do design no Brasil, sendo o mais recente: Modernity in Black and White: Art and Image, Race and Identity in Brazil, 1890-1945 (Cambridge University Press, 2021). Principais temas e interesses: arte brasileira, séculos 19 e 20; história das artes gráficas, dos impressos e do design; modernismo e primitivismo; exílio e transculturação; teoria da imagem; história do ensino artístico. 

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Publicado

2023-04-23

Cómo citar

Cardoso, R. (2023). O Cristo negro entre anjos proibidos: Raça, religião e representação no Brasil dos anos 1940 e 1950. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(1), 28–50. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48198

Número

Sección

Dossiê: Políticas de representações das artes visuais: entre conquistas e armadilhas