ICONICIDADE E DIÁLOGO INTERMIDIAL

A GALINHA E OUTROS BICHOS INTELIGENTES, DE GUTO LACAZ E RONALD POLITO

Autores/as

  • Cássia Macieira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32582

Palabras clave:

Iconicidade. Intermidialidade. Poesia visual. Artefato lúdico. Guto Lacaz.

Resumen

Ao propor um jogo tipográfico a partir dos versos do poeta Ronald Polito, diferentes bichos ganham vida pela concepção icônica de Guto Lacaz em A galinha e outros bichos inteligentes. A tipografia usada no nome de cada bicho, aludindo aos movimentos, provoca no leitor a sensação de que a palavra vai se mover a qualquer instante. Isso se confirma na transposição da poesia visual para a videopoesia Bichos Tipográficos Animados. Esta investigação objetiva entender a iconicidade e o diálogo intermidial presentes na transposição de uma mídia a outra. A abordagem metodológica apoia-se no estudo Inter textus/Inter artes/Inter media, de Claus Clüver.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, Ricardo. Poesia visual-vídeo poesia. São Paulo: Perspectiva, 1999.

ARBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, 2006.

CASA NOVA, Vera; ARBEX, Márcia; BARBOSA, Márcio Venício (org.). Interartes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

CAVALCANTI, Jardel Dias. Poesia vira imagem: Ronald Polito e Guto Lacaz. Jornal Digestivo. 21 de janeiro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2019.

CHRISTIN, Anne-Marie. A imagem enformada pela escrita. In: ARBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, 2006.

CHRISTIN, Anne-Marie. Poétique du blanc: vide et intervalle dans la civilisation de l`alphabet. Paris: Librairie Philosophique, 2009.

CLÜVER, Claus. Inter textus /inter artes /inter media. In: Aletria: Revista do Departamento de Estudos Literários, Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, n. 14, p. 11-41, jul./dez. 2006.

COSTA JUNIOR, Hely Geraldo. Entre arte e design: sobre afectos e afecções na obra de Guto Lacaz. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) ”“ Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2009.

DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MACHADO, Duda. Histórias com poesia, alguns bichos & Cia. São Paulo: Ed. 34, 1997.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GALVÃO, Edilamar. O omemhobjeto de Guto Lacaz um livro. In: LACAZ, Guto. Guto Lacaz: omenhobjeto ”“ 30 anos de arte. São Paulo: Décor, 2009. p. 130-136.

HOEK, Leo. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, 2006. p. 167-189.

LACAZ, Guto. Bichos Tipográficos Animados ou XIX bichos. Animação: Érico Padrão e Fernando Vianna. Duração: 1`35``. Música de piano: One step closer, de Jeick Walker. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2019.

MACHADO, Duda. Histórias com poesia, alguns bichos & Cia. São Paulo: Ed. 34, 1997.

MACIEL, Maria Esther. Literatura e animalidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

MACIEL, Maria Esther (org.). Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.

MELO, Chico Homem de. O sorriso da Monalisa. Disponível em: <http://www.gutolacaz.com.br/artes/textos.html>. Acesso em: 30 ago. 2019.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e/ou música, hoje: poesia sonora ou música concreta? In: CASA NOVA, Vera; ARBEX, Márcia; BARBOSA, Márcio Venício (org.). Interartes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 163-175.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

POLITO, Ronald; LACAZ, Guto. A galinha e outros bichos inteligentes. São Paulo: Ed. Dedo de Prosa, 2013.

POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2001.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira. Intermidialidade e estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. p. 15-45.

SANTANDER BRASIL. O cotidiano na Arte: o artista Guto Lacaz fala sobre sua obra. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUTJK9xEfZk>. Acesso em: 10 ago. 2019.

Publicado

2020-07-26

Cómo citar

Macieira, C. (2020). ICONICIDADE E DIÁLOGO INTERMIDIAL: A GALINHA E OUTROS BICHOS INTELIGENTES, DE GUTO LACAZ E RONALD POLITO. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(1), 111–129. https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32582

Número

Sección

Imagens legíveis, textos visíveis