“Glove ”“ Evolg”

expor pelo avesso. A reversibilidade como conceito estético entre a cultura oriental e ocidental

Autores

  • Biagio D'Angelo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20468

Palavras-chave:

“Glove-Evolgl”. Reversibilidade. Alteridade

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer uma possibilidade de reexaminar o diálogo cultural entre Oriente e Ocidente partindo das diversas reflexões suscitadas pela exposição “Glove-Evolg” (em japonês, “Tebukuro | Rokubute”) realizada no Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio (MOMAT). A exposição, organizada a partir de uma releitura do conceito de reversibilidade de Merleau-Ponty, buscou estabelecer diálogo entre artistas japoneses e ocidentais. Assim como a exposição, este artigo busca refletir sobre o tema da alteridade e da reversibilidade dos objetos.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

D’Angelo, B. (2017). “Glove ”“ Evolg”: expor pelo avesso. A reversibilidade como conceito estético entre a cultura oriental e ocidental. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(1), 102–117. https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20468

Edição

Seção

Dossiê - A arte não ocidental no contexto múltiplo e transdisciplinar da contemp