“Glove ”“ Evolg”

expor pelo avesso. A reversibilidade como conceito estético entre a cultura oriental e ocidental

Autores/as

  • Biagio D'Angelo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20468

Palabras clave:

“Glove-Evolgl”. Reversibilidade. Alteridade

Resumen

O objetivo deste artigo é oferecer uma possibilidade de reexaminar o diálogo cultural entre Oriente e Ocidente partindo das diversas reflexões suscitadas pela exposição “Glove-Evolg” (em japonês, “Tebukuro | Rokubute”) realizada no Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio (MOMAT). A exposição, organizada a partir de uma releitura do conceito de reversibilidade de Merleau-Ponty, buscou estabelecer diálogo entre artistas japoneses e ocidentais. Assim como a exposição, este artigo busca refletir sobre o tema da alteridade e da reversibilidade dos objetos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BELTING, Hans. “Arte Híbrida? Um olhar por trás das cenas globais”. In: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais EBA-UFRJ, 2002, p.166-175.

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.

__________ Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1994. CARVALHAL, Tania; Rebello Sá, Lúcia; Cunha Ferreira, Eliana (Orgs). Transcriações. Teoria e Práticas. Em memória de Haroldo de Campos. Porto Alegre: Evangraf, 2004.

ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Terceiras histórias. 8. ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

LIDDELL, C. B. “There’s method in artistic ‘madness’”, The Japan Times. 8-1-2015. http://www.japantimes.co.jp/culture/2015/01/08/arts/theresmethod-in-artistic-madness/#.Vm3Fe4SjIwh.

(Consultado em 15-11-2015).

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1964.

MINH-HA, Trinh T. “Other than Myself/My Other Self”. In: Robertson, George - Mash, Melinda - Tickner, Lisa - Bird, Jon - Curtis, Barry - Putnam, Tim (Orgs.). Travellers’ Tales. Narratives of Home and Displacement. LondonNew York: Routledge, 1994, pp. 9-26.

PAZ, Octávio. Signos em rotação. São Paulo, Perspectiva, 1976.

MONEGAL, Emir Rodriguez. “Prólogo” de Transblanco (em torno a Blanco de Octávio Paz) de Octávio Paz e Haroldo de Campos. Rio de Janeiro, Guanabara, 1986, pp. 11-17.

SAID, Edward. Orientalism. New York: Vintage Books, 1979.

SPERANDIO, Silvia. “Biennale di Venezia, tre opere da non perdere”. In: Il Sole 24 Ore http://24o.it/JaitJs. (Consultado em 15-11-2015).

Publicado

2017-06-26

Cómo citar

D’Angelo, B. (2017). “Glove ”“ Evolg”: expor pelo avesso. A reversibilidade como conceito estético entre a cultura oriental e ocidental. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(1), 102–117. https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20468

Número

Sección

Dossiê - A arte não ocidental no contexto múltiplo e transdisciplinar da contemp