“É só uma cópia”

notas sobre História da Arte e o valor crítico das reproduções

Autores/as

  • Diego Souza de Paiva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20196

Palabras clave:

Cópias. Originais. História da Arte. Valor crítico. Reproduções. Trajetória.

Resumen

Partindo da “pouco prestigiosa” posição que as cópias ocupam na História da Arte, o presente artigo desenvolve argumento no sentido de defender as potencialidades críticas dessas reproduções. Para tanto, através da objeção que comumente lhes é dirigida ”“ “é só uma cópia” ”“ a História da Arte é pensada pela forma reducionista com que nos ensina a ver os objetos de arte, unicamente pela remissão à noção vaga de “origem”. Por fim, propomos um deslocamento de perspectiva, a partir do qual passemos a considerar as cópias em sua “opacidade” e, portanto, em função do seu valor crítico. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Souza de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em História e Teoria da Arte no Programa de Pós-Graduaçao em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ.

Citas

ARGAN, G. C.; FAGIOLO, M. Guia de história da arte. 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1994.

ARGAN. Giulio Carlo. História da arte italiana: Da Antiguidade a Duccio. Vol 1. Tradução Vilma De Katinszky. São Paulo: Casac Naify, 2013.

__________. A História da Arte. In: História da Arte como História da Cidade. Tradução Pier Luigi Cabra. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (Coleção a). p. 12-72.

__________. O Valor Crítico da “Gravura de Tradução”. In: Imagem e Persuasão: Ensaios sobre o Barroco. Companhia das Letras, São Paulo, 2004. p. 16-21.

LATOUR, Bruno. The migration of the aura or how to explore the original through its fac símiles. In: BARTSCHERER (Edit.). Switching Codes. University of Chicago Press, 2010. Acessível em: http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/108-ADAMFACSIMILES-GB.pdf

MARQUES, Luiz. Cópias e falso. Um paradoxo fundador da arte ocidental. In: MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTE, Ana (Org.). Ver para Crer: visão, técnica e interpretação na Academia. Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, 2013.

POWELL, Amy. The errant image: Rogier van der Weyden’s Deposition from the cross and its copies. In: CHERRY, Deborah; CULLEN, Fintan (Edit.). Location. Art History. Vol. 29, ed. 4, 2007. p. 08-30.

SILVA, Maria Antonia Couto da. As cópias de Veronese por François Boucher do acervo do Museu de arte de São Paulo. Anais do II Encontro de História da Arte ”“ IFCH/UNICAMP, 2006. p.131-137. Acessível em: http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2006/COUTO%20DA%20SILVA,%20Maria%20Antonio%20-%20IIEHA.pdf

Publicado

2018-12-09

Cómo citar

Paiva, D. S. de. (2018). “É só uma cópia”: notas sobre História da Arte e o valor crítico das reproduções. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(2), 252–268. https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20196

Número

Sección

Colaborações - Tema Livre