Mira Schendel
Para ativar o vazio
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20188Palabras clave:
Poética. Arte não-composicional. Repetição. Acaso. Vazio.Resumen
Descargas
Citas
BORGES Jorge Luis e Alicia Jurado. Qu'est-ce que le bouddhisme ?, traduzido do espanhol por Françoise Marie Rosset. Paris : Gallimard, 1979.
BRITO,Ronaldo. «O fluído dos sólidos» e «Singular no plural », inExperiência crítica,(organização Sueli de Lima). São Paulo : Cosac Naify, 2005, p. 289-294.
CAGE, John. «Discours sur rien», in Silence: discours et écrits, [1961], traduzido do inglês por Monique Fong. Paris: Denoël, 2004.
DEWEY, John. L'Art comme expérience [1982], chapitre X: «La substance variée des arts». Pau : Publications de l’université de Pau / Tours, Farrago, 2005.
EUVALDO, Célia. «Cronologia», in Sônia Saltzein (dir.), No vazio do mundo, catalogo de exposiçao. São Paulo : Galeria de Arte do Sesi, 1997.
HERRIGEL, Eugen. Le Zen dans l'art chevaleresque du tir à l'arc [1970]. Paris : Dervy, 1998.
MAMMI, Lorenzo, «Duas galerias fazem retrospectiva de Mira Schendel», publicado no jornal Folha de Sao Paulo, em 7 de março de 1989, e também em Sônia Salztein (dir.), No vazio do mundo, op.cit., p. 277-279.
MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo : Cosac Naify, 2001.
NAVES, Rodrigo. « O presente como utopia», inO vento e o moinho: ensaios sobre arte moderna e contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
_______________, « Mira Schendel: the world as generosity»,in Luis Pérez-Oramas (dir.), Léon Ferrari and Mira Schendel: Tangled Alphabets. New York: The Museum of Modern Art / São Paulo: Cosacnaify, 2009.
PÉREZ-ORAMAS, Luis (dir.). Leon Ferrari and Mira Schendel: Tangled Alphabets. New York : The Museum of Modern Art / São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SALGADO, Carmen Pardo. Approche de John Cage: l'écoute oblique [2001]. Paris: Harmattan, 2007.
SALZTEIN, Sônia (dir.). No vazio do mundo, catalogo da exposição. São Paulo : Galeria de Arte do Sesi, 1997.
SCHAPIRO, Meyer. «As maçãs de Cézanne, um ensaio sobre o significado da Natureza-Morta» [1968] in A arte moderna, séculos XIX e XX . São Paulo: AdUSP, 1996.
TASSINARI, Alberto. «Mais ou menos frutas», publicado originalmente no jornal Folha de São Paulo, em 23 de setembro de 1984, depois in Sônia Salztein (dir.), No vazio do mundo, op. cit., p. 270-271.