Direção vocal-interpretativa em “Pequena Anne. Memórias do Campo”, o filme
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14518Resumen
No processo de preparação de atores é importante conhecer a especificidade de cada meio de comunicação (rádio, cinema ou TV), assim como a proposta cênica de cada diretor. Este trabalho explica a orientação dos atores em um filme. Utilizamos exercícios dramáticos. Eles puderam ajudar os atores em uma melhor compreensão e percepção dos acontecimentos do mundo. Nós trabalhamos: o registro das impressões, dúvidas e contradições das personagens; reflexão e discussão sobre as ações dos personagens e das circunstâncias vividas; equilíbrio nas emoções entre vivência e demonstração; olhar crítico e ativo; tradução dos processos sensíveis e emocionais das personagens através da expressividade corporal e vocal.Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BEUTTENMÜLLER, Glorinha e LAPORT, Nelly.Expressão Vocal e Expressão corporal.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.
_________.Expressão Vocal e Expressão corporal.Rio de Janeiro: Enelivros, 1982, 1989 e 1992.
GILBERT, Martin. O Holocausto. História dos judeus da Europa na segunda guerra mundial. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
GUBERFAIN, Jane Celeste. A voz e a poesia no espaço cênico. Rio de Janeiro: Synergia, Faperj, 2012.
GUINSBURG, Jacó, NETO, J. Teixeira Coelho, CARDOSO, Reni Chaves (organizadores). Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
KUSNET, Eugênio. Ator e Método.Rio de Janeiro: INACEN, 1985.
MAIA, Luciano.Do Narrador à personagem uma trajetória ao “estado do eu sou” de Stanislavski. Dissertação (Mestrado em Teatro). Escola de Teatro, Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.
_______. Estética do Artifício:Stanislavski e a Poética da Sinceridade Fingida.Tese (Doutorado em Teatro), Escola de Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.
STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 3 e 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
_______.A Preparação do ator.Tradução de Pontes de Paula Lima. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
_______. A Criação de um papel. Tradução de Pontes de Paula Lima. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.