Direção vocal-interpretativa em “Pequena Anne. Memórias do Campo”, o filme

Autores

  • Jane Celeste Guberfain - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14518

Resumo

No processo de preparação de atores é importante conhecer a especificidade de cada meio de comunicação (rádio, cinema ou TV), assim como a proposta cênica de cada diretor. Este trabalho explica a orientação dos atores em um filme. Utilizamos exercícios dramáticos. Eles puderam ajudar os atores em uma melhor compreensão e percepção dos acontecimentos do mundo. Nós trabalhamos: o registro das impressões, dúvidas e contradições das personagens; reflexão e discussão sobre as ações dos personagens e das circunstâncias vividas; equilíbrio nas emoções entre vivência e demonstração; olhar crítico e ativo; tradução dos processos sensíveis e emocionais das personagens através da expressividade corporal e vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BEUTTENMÜLLER, Glorinha e LAPORT, Nelly.Expressão Vocal e Expressão corporal.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.

_________.Expressão Vocal e Expressão corporal.Rio de Janeiro: Enelivros, 1982, 1989 e 1992.

GILBERT, Martin. O Holocausto. História dos judeus da Europa na segunda guerra mundial. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

GUBERFAIN, Jane Celeste. A voz e a poesia no espaço cênico. Rio de Janeiro: Synergia, Faperj, 2012.

GUINSBURG, Jacó, NETO, J. Teixeira Coelho, CARDOSO, Reni Chaves (organizadores). Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.

KUSNET, Eugênio. Ator e Método.Rio de Janeiro: INACEN, 1985.

MAIA, Luciano.Do Narrador à personagem uma trajetória ao “estado do eu sou” de Stanislavski. Dissertação (Mestrado em Teatro). Escola de Teatro, Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.

_______. Estética do Artifício:Stanislavski e a Poética da Sinceridade Fingida.Tese (Doutorado em Teatro), Escola de Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.

STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 3 e 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

_______.A Preparação do ator.Tradução de Pontes de Paula Lima. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

_______. A Criação de um papel. Tradução de Pontes de Paula Lima. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Guberfain - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, J. C. (2015). Direção vocal-interpretativa em “Pequena Anne. Memórias do Campo”, o filme. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14518

Edição

Seção

Dossiê - Som, Palavra e Performance II