Mediação, educação e acessibilidade em museus e centros culturais
a trajetória de educadores surdos
Keywords:
Educação Museal, Mediação, Culturas Surdas, Participação, Representação, Politização, CulturaAbstract
Through the pathways of deaf museum educators, this article aims to analyze the possibilities of participation and politicization in museum education within the deaf community. For that, the article shares the history of young deaf educators initiated by the Museum of Modern Art of Sao Paulo. Next, based on Regina Souza's reflections on youth protagonists, we propose a differentiation between the propositions of public policies and third-sector entities – which involve young people but do not promote space for innovation, subversion or creation, and the journey of young deaf museum educators that show us how education in museums and cultural areas can be a powerful space for participation and politicization.
Downloads
References
ALVES, Camila E se experimentássemos mais? Contribuições Não Técnicas de
Acessibilidade em Espaços Culturais. Curitiba: Appris, 2021.
BAVCAR, Evgen. O museu de outra percepção. In: LEYTON, Daina. et al. Programa
Igual Diferente. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2015.
CORPOSINALIZANTE. SLAM DO CORPO – novo jeito de falar; novo jeito de ouvir.
Disponível em <http://bit.ly/3VcNXzp>. Acesso: 21 nov. 2022.
COSTA, Andréa; CASTRO, Fernanda; CHIOVATTO, Milene; SOARES, Ozias. Educação Museal. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: IBRAM, 2018.
ESTELLES, Mirela. Cultura tradicional da infância: Família MAM, uma abordagemdo MAM Educativo. São Paulo: Centro de Referência de Educação em Museus, 2015. Disponível em <http://bit.ly/3EnV6pP>. Acesso: 12 jul. 2022.
EIJI, Hugo. Cultura Surda. Disponível em <https://culturasurda.net/cultura-surda/>. Acesso: 12 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
LEYTON, Daina; AIDAR, Gabriela. Prácticas educativas en instituciones culturales: aportes a partir de las relaciones entre públicos y museos. In: URRACO, Juan; MACCARI, Bruno (coord.). Enlaces compartidos: activando conversaciones sobre públicos, audiencias y comunidades. Buenos Aires: Secretaría de Cultura de la Presidencia de la Nación, 2019. Disponível em <http://bit.ly/3XdkZRI>. Acesso: 14 fev. 2022.
LEYTON, Daina; LUCENA, Cibele; MUSSI, Joana Zatz. O projeto “Aprender para Ensinar” e a mediação em museus por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Journal of Science Communication, v. 7, n. 4, C07, 2008. Disponível em <http://bit.ly/3i33inJ>. Acesso: 14 fev. 2022.
LEYTON, Daina. A construção de sentido no contato com a arte. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Educação e acessibilidade: experiências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018, p. 19-28. Disponível em <http://bit.ly/3GQjG5J>. Acesso: 14 fev. 2022.
LEYTON, Daina. Poéticas do Acesso: a acessibilidade como criação poética. In: GONZÁLEZ, Aldo. Museos e Inclusión: Perspectivas crítico-alternativas producidas desde Latinoamérica. Chile: Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva, 2022.
LUCENA, C. Beijo de línguas: quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em <http://bit.ly/3XjLDbA>. Acesso: 13 fev. 2018.
MATOS, Maré de. Fundamento, 2019. Disponível em <http://bit.ly/3grl8k3>. Acesso: 12 jul. 2022.
SOUZA, Regina Magalhães. Protagonismo Juvenil: O discurso da juventude sem voz. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2009. Disponível em <https://doi.org/10.17921/2176-5626.n1p%25p>. Acesso: 21 nov. 2022. 170