Mediação, educação e acessibilidade em museus e centros culturais
a trajetória de educadores surdos
Palavras-chave:
Educação Museal, Mediação, Culturas Surdas, Participação, Representação, Politização, CulturaResumo
O presente artigo visa analisar por meio da trajetória de educadores museais surdos, as possibilidades de participação e politização no campo da educação museal. Para tanto, o artigo traz o histórico de formação de jovens educadores surdos iniciado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em seguida, com base nas reflexões sobre protagonismo juvenil de Regina Souza, propormos uma diferenciação entre, de um lado, proposições de políticas públicas e do terceiro setor que envolvem os jovens, mas não promovem espaço para inovação, subversão ou criação e, de outro, o percurso dos jovens educadores museais surdos que nos mostra como a educação em museus e espaços culturais pode ser um potente campo de participação e politização.
Downloads
Referências
ALVES, Camila E se experimentássemos mais? Contribuições Não Técnicas de
Acessibilidade em Espaços Culturais. Curitiba: Appris, 2021.
BAVCAR, Evgen. O museu de outra percepção. In: LEYTON, Daina. et al. Programa
Igual Diferente. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2015.
CORPOSINALIZANTE. SLAM DO CORPO – novo jeito de falar; novo jeito de ouvir.
Disponível em <http://bit.ly/3VcNXzp>. Acesso: 21 nov. 2022.
COSTA, Andréa; CASTRO, Fernanda; CHIOVATTO, Milene; SOARES, Ozias. Educação Museal. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: IBRAM, 2018.
ESTELLES, Mirela. Cultura tradicional da infância: Família MAM, uma abordagemdo MAM Educativo. São Paulo: Centro de Referência de Educação em Museus, 2015. Disponível em <http://bit.ly/3EnV6pP>. Acesso: 12 jul. 2022.
EIJI, Hugo. Cultura Surda. Disponível em <https://culturasurda.net/cultura-surda/>. Acesso: 12 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
LEYTON, Daina; AIDAR, Gabriela. Prácticas educativas en instituciones culturales: aportes a partir de las relaciones entre públicos y museos. In: URRACO, Juan; MACCARI, Bruno (coord.). Enlaces compartidos: activando conversaciones sobre públicos, audiencias y comunidades. Buenos Aires: Secretaría de Cultura de la Presidencia de la Nación, 2019. Disponível em <http://bit.ly/3XdkZRI>. Acesso: 14 fev. 2022.
LEYTON, Daina; LUCENA, Cibele; MUSSI, Joana Zatz. O projeto “Aprender para Ensinar” e a mediação em museus por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Journal of Science Communication, v. 7, n. 4, C07, 2008. Disponível em <http://bit.ly/3i33inJ>. Acesso: 14 fev. 2022.
LEYTON, Daina. A construção de sentido no contato com a arte. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Educação e acessibilidade: experiências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018, p. 19-28. Disponível em <http://bit.ly/3GQjG5J>. Acesso: 14 fev. 2022.
LEYTON, Daina. Poéticas do Acesso: a acessibilidade como criação poética. In: GONZÁLEZ, Aldo. Museos e Inclusión: Perspectivas crítico-alternativas producidas desde Latinoamérica. Chile: Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva, 2022.
LUCENA, C. Beijo de línguas: quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em <http://bit.ly/3XjLDbA>. Acesso: 13 fev. 2018.
MATOS, Maré de. Fundamento, 2019. Disponível em <http://bit.ly/3grl8k3>. Acesso: 12 jul. 2022.
SOUZA, Regina Magalhães. Protagonismo Juvenil: O discurso da juventude sem voz. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2009. Disponível em <https://doi.org/10.17921/2176-5626.n1p%25p>. Acesso: 21 nov. 2022. 170