Os sentidos caligráficos em Hilal Sami Hilal. Por uma proposta de pintescritura

Autores

  • Marco Antônio Vieira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20488

Palavras-chave:

Hilal Sami Hilal. Intersemiose. Teoria e História da Arte. Literatura. Giro Pictórico.

Resumo

É em torno do costeiro, do litorâneo, zona de contaminação a ecoar a lição lacaniana, que se enredam as tramas de um texto em que o poético oscila entre a língua e a imagem. O (des)fiar narrativo, circular e plurivocal das obras do artista visual Hilal Sami Hilal em que o verbal assume, por meio de inscrições alfabéticas oxidadas, a aparência de notações a beirar o hieroglífico ”“ torna-se alegoria, uma vez que encerra a questão, insistente e fantasmal, da leitura de obras de arte a partir de uma análise comparativa e contrastiva de diferentes sistemas semióticos. Ocupam-nos aqui alguns modos pelos quais literatura e visualidade copulam caligráficos a produzir sentidos na materialidade do que batizamos pintescritura.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Vieira, M. A. (2017). Os sentidos caligráficos em Hilal Sami Hilal. Por uma proposta de pintescritura. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(1), 255–277. https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20488

Edição

Seção

Dossiê - A arte não ocidental no contexto múltiplo e transdisciplinar da contemp