De Cambridge a Brighton

Poesia Concreta na Grã-Bretanha, uma entrevista com Stephen Bann

Autores

  • Gustavo Grandal Montero University of the Arts
  • Fernanda Albertoni University of the Arts London

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20398

Palavras-chave:

Poesia concreta. Neo vanguardas. Exposições.

Resumo

Extensa entrevista com o historiador da arte, curador e poeta concreto Stephen Bann, realizada por Gustavo Grandal Montero, concentrando-se em seu trabalho curatorial, crítico e artístico da década de 1960, em que esteve intimamente envolvido com o desenvolvimento da poesia concreta no Reino Unido. Bann associou-se precocemente com Ian Hamilton Finlay, co-organizou a Primeira exposição internacional de poesia concreta e cinética (Cambridge, 1964) e foi o curador da Exposição de Poesia Concreta para o Primeiro Festival de Brighton, em 1967. Organizou Concrete poetry: an international anthology (1967) e publicou vários textos críticos influentes, ao mesmo tempo em que desenvolvia sua própria prática poética concretista. Sua associação com Noigandres (especialmente com Augusto e Haroldo de Campos) e com outros poetas concretos no Brasil (Pedro Xisto) também será aqui discutida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Poor. Old. Tired. Horse., editado e publicado por Ian Hamilton Finlay, 1962-7. Edimburgo: Wild Hawthorn Press. [Os números 6, 8 e 10 incluem traduções de Augusto de Campos e Pedro Xisto (nº 6), Eugen Gomringer (nº 10), e poesia concreta em inglês por Finlay (nº 8 e 10), Dom Sylvester Houédard e Edwin Morgan (nº 10 “Concrete number”)]

Ian Hamilton Finlay. Rapel: 10 fauve and suprematist poems. Edinburgh: Wild Hawthorn Press.

Dom Sylvester Houédard. “Concrete poetry & Ian Hamilton Finlay”. Typographica nº 8 (New Series).

First International exhibition of concrete and kinetic poetry. Cambridge: St Catharine’s College. Granta, vol. 68, nº 1240, 28 nov. 1964. Stephen Bann. “Communication and structure in Concrete poetry”. Image, out. 1964, p. 8. 1965

Between Poetry and Painting. Londres: ICA. Stephen Bann, “Poem-prints”, Image, out. 1965, pp. 6-9.

Hansjörg Mayer. Concrete poetry: Britain, Canada, United States. Londres: Edition Hansjörg Mayer. [Portfólio de edição limitada]

Stephen Bann (org). Beloit Poetry Journal, vol. 17, nº 1, Fall 1966 (Concrete Poetry special issue).

Stephen Bann. “Kinetic art and poetry”. Image, Winter/Spring 1966, pp. 4-9.

Stephen Bann. “Concrete poetry”. Architectural Review, vol.139 nº 38, abril 1966, pp. 308-310.

Form, organizado por Philip Steadman, Mike Weaver e Stephen Bann, 1966-69. Cambridge: P. Steadman.

Stephen Bann et al. Four essays on Kinetic art. St. Albans: Motion Books. 1967

Stephen Bann (org.). Concrete poetry: an international anthology. Londres: London Magazine.

Emmett Williams, (org.). An anthology of Concrete poetry. Nova Iorque: Something Else Press.

Brighton Festival, Concrete Poetry Exhibition, diretor Stephen Bann. Publicações: Augusto de Campos, Ian Hamilton Finlay, Eugen Gomringer, José Lino Grunewald, Dom Sylvester Houedard, Gerhard Ruehm, Six concrete poems: Brighton Festival [cartões em envelope, com “From line to constellation”, de Eugen Gomringer (1954, tradução em inglês por Mike Weaver, Image, out. 1964)]. Londres: Chelsea School of Art.

Augusto de Campos, Linguaviagem [poemcube]. Londres: Chelsea School of Art.

Brighton Festival, Concrete Poetry Exhibition [List of works].

Poor. Old. Tired. Horse. nº 24 Concrete poetry at the Brighton ‘67 Festival.

Form nº 4. Brighton Festival Exhibition of Concrete Poetry: notes, map.

Guy Brett. “Kinetic art on Brighton pier”. The Times, 15 abril 1967, p. 7.

Stephen Bann. “Concrete Poetry Exhibition Brighton”. London Magazine, maio 1967, pp. 67-69.

Charles Verey. “A view from the pier”. Architects Journal, vol. 145 nº 17, 26 abril 1967, pp. 967-969.

Stephen Bann. Fleece. Edinburgh: Wild Hawthorn Press. 1968

Mary Ellen Solt (org.). Artes Hispanicas/Hispanic Arts, vol. I nº 3 & 4, Winter/Spring 1968, Concrete Poetry. [Publicado como uma monografia: Concrete poetry: a world view. Bloomington: Indiana University Press, 1970]

Stephen Bann. “A context for Concrete poetry”. In: Francis Warner (org.). Studies in the Arts. Oxford: Blackwell.

Stephen Bann. “Ian Hamilton Finlay: The structure of a poetic universe”. Studio International, vol. 177 nº 908, jan. 1969, pp. 78-81.

Stephen Bann. “Concrete poetry and after”. London Magazine, nº 100 (N.S.), jul/ago 1969.

Stephen Bann. “Tarasque: An introduction”. Metaphor and motif. Nottingham: Midland Group Gallery, 1972.

Stephen Bann (org.). The tradition of Constructivism. Nova Iorque: Viking, 1974.

Stephen Bann, “Constructivisme“, In: Les avant- gardes littéraires au XXe sié€cle (org. Jean Weisgerber). Budapeste: Hungarian Academy of Sciences, 1984, pp. 1010-1026.

Stephen Bann (org.). Midway: letters from Ian Hamilton Finlay to Stephen Bann 1964-69. Londres: Wilmington Square Books, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Montero, G. G., & Albertoni, F. (2016). De Cambridge a Brighton: Poesia Concreta na Grã-Bretanha, uma entrevista com Stephen Bann. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 129–156. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20398

Edição

Seção

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e