Preditores da correspondência intenção-compra:

Experimento Natural com Reforço das Marcas

Autores

  • Rafael Barreiros Porto Universidade de Brasília
  • Jorge Mendes de Oliveira-Castro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Psicologia - comportamento do consumidor, Comportamento do consumidor, Intenção, Reforço, Escolha de marca, Aprendizagem

Resumo

Alguns consumidores entram em uma loja com disposição de comprar algumas marcas com diferentes magnitudes de reforços utilitários e informativos. Eles podem ou não comprá-las a depender de suas histórias de aprendizagem e dos estímulos de marketing presentes no ambiente de compra. O objetivo deste trabalho foi investigar a predição de estratégias de marketing e da história de aprendizagem sobre a correspondência intenção-compra com o controle da magnitude dos reforços utilitários e informativos das marcas. Foi feito um delineamento experimental natural entre sujeitos com 1016 consumidores. Os resultados indicaram que quando as marcas oferecem maiores reforços, os consumidores apresentam maior correspondência entre a intenção e a compra e que a história de aprendizagem foi preditora em todos os grupos experimentais.

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Publicado

2013-04-22

Como Citar

Porto, R. B., & Oliveira-Castro, J. M. de. (2013). Preditores da correspondência intenção-compra:: Experimento Natural com Reforço das Marcas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(1), 61–70. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17590

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