Publicidade de Alimentos e Escolhas Alimentares de Crianças

Autores

  • Marcia Hiroko Ueda UnB
  • Rafael Barreiros Porto Universidade de Brasília
  • Laércia Abreu Vasconcelos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Publicidade de alimentos, Práticas alimentares, Estado nutricional, Análise funcional, Contingência, Crianças

Resumo

O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis e vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em crianças. Os vídeos foram apresentados em 5 sessões, sendo cada grupo exposto a diferente seqüência de apresentação dos vídeos com publicidade. Após assistir ao vídeo, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre grupos de crianças por meio da Ancova de medidas repetidas demonstrou que há interação nos resultados. Quando há mudança de vídeos, as crianças tendem a escolher diferentes quantidades de figuras de alimentos saudáveis ou não. A regulamentação da publicidade e o incentivo à publicidade de alimentos saudáveis podem ser instrumentos para a promoção da alimentação saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária ”“ ANVISA (2007). Alimentação saudável: fique esperto. Retrieved from http://www.anvisa.gov.br/propaganda/alimento_saudavel_gprop_web.pdf

Almeida, S. S., Nascimento, P .C .B .D., & Quaioti, T. C. B. (2002). Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Revista de Saúde Pública, 36, 353-355.

Andersen, R. E., Crespo, C. J., Bartlett, S. J., Cheskin, L. J., & Pratt, M. (1998). Relatioship of physical activity and television watching with body weight and level of fatness among children: Results from the Third National Health and Nutrition Examination Survey. The Journal of the American Medical Association, 25, 938-942.

Batada, A., Seitz, M. D., Wootan, M. G., & Story, M. (2008). Nine out of 10 food advertisements shown during saturday morning children’s television programming are for foods high in fat, sodium, or added sugars, or low in nutrients. Journal of American Dietetic Association, 108, 673-678.

Borzekowski, D. L. G., & Robinson, T. N. (2001). The 30-second effect: An experiment revealing the impact of television commercials on food preferences of preschoolers. Journal of the American Dietetic Association, 101, 42-46.

Boynton-Jarrett, R., Thomas, T. N ., Peterson, K. E., Wiecha, J., Sobol, A. M., & Gortmaker, S. L. (2003). Impact of television viewing patterns on fruit and vegetable consumption among adolescents. Pediatrics, 112, 1321-1326.

Bucht, C., & Feilitzen, C. V. (2002). Perspectivas sobre a criança e a mídia. Brasília: UNESCO, SEDH/ Ministério da Justiça.

Buijzen, M. (2009). The effectiveness of parental communication in modifying the relation between food advertising and children’s consumption behavior. British Journal of Developmental Psychology, 27, 105”“121.

Buijzen, M., Schuurman, J., & Bomhof, E. (2008) Associations between children’s television advertising exposure and their food consumption patterns: A household diary”“survey study. Appetite, 50, 231”“239.

Byrd-Bredbenner, C., & Grasso, D. (2000). What is televisión trying to make children swallow? Content analysis of the nutrition information in prime-time advertisements. Journal of Nutrition Education, 32, 187-195.

Coelho, F. U. (1994). O empresário e os direitos do consumidor. São Paulo: Saraiva.

Cohen, D., Benjamin, A., & Vasconcellos, A. H. (2005). Código brasileiro de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Conde, W. L., & Monteiro, C. A. (2006). Valores críticos do índice de massa corporal para classificação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros. Jornal de Pediatria, 82, 266-272.

Dixon, H. G., Scully, M. L., Wakefield, M. A., White, V. M., & Crawford, D. A. (2007). The effects of television advertisements for junk food versus nutritious food on children’s food attitudes and preferences. Social Science & Medicine, 65, 1311”“1323.

Foxall, G. R. (2004). Consumer psychology in behavioural perspective. Washington, DC: Beard Books.

Groebel, J. (2002). Acesso à mídia e uso da mídia entre crianças de 12 anos no mundo. In U. Carlsson, & C. V. Feilitzen (Eds.), A criança e a mídia: imagem, educação e participação (pp. 69-76) (D. A. Azevedo & M. E. S. Matar, Trads.). Brasília: Unesco.

Halford, J. C. G., Gillespie, J., Brown, V., Pontin, E. E., & Dovey, T. M. (2004). Effect of television advertisements for foods on food consumption in children. Appetite, 42, 221-225.

Halford, J. C. G., Boyland, E. J., Hughes, G. M., Stacey, L., McKean, S., & Dovey, T. M. (2007). Beyond-brand effect of television food advertisements on food choice in children: The effects of weight status. Public Health Nutrition, 11, 897”“904.

Halpern, G. (2003). Comerciais veiculados em programação infanto-juvenil de canais abertos de TV e sua relação com a escolha de alimentos em amostra de escolares. Dissertação de mestrado não publicada, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Hindin, T. J., Contento, I. R., & Gussow, J. D. (2004). A media literacy nutrition education curriculum for Head Start Parents about the effects of television advertising on their children’s food requests. Journal of the American Dietetic Association, 104, 192-198.

Hursti, U. K. (1999). Factors influencing children’s food choice. The Finnish Medical Society Duodecim, 31(1), 26-32.

IBGE (2008). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio ”“ Síntese dos indicadores 2007. Retrieved from http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2007/sintesepnad2007.pdf

Jago, R., Baranowski, T., Baranowski, J. C., Thompson, D., & Greaves, K. A. (2005). BMI from 3-6y of age is predicted by TV viewing and physical activity, not diet. International of Obesity, 29, 557-564.

Mendonça, C. P., & Anjos, L .A. (2004). Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 20, 698-709.

Ministério da Justiça (2009). Classificação indicativa. Informação e liberdade de escolha. Brasília: Artecor.

Monteiro, R. A. (2009). Influência de aspectos psicossociais e situacionais sobre a escolha alimentari infantil. Tese de doutorado não publicada, Universidade de Brasília, Brasília.

Nascimento, P. C. B. D. (2006). A influência da televisão nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Tese de doutorado não publicada, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Nunes, R., (2011). Publicidade e consumo. Revista Consulex, 349, 24-27.

Peterson, P. E., Jeffrey, D. B., Bridgwater, C. A., & Dawson, B. (1984). How pronutrition television programming affects children’s dietary habits. Developmental Psychology, 20, 55-63.

Porto, R. B. (2011). Conceitos comportamentais em filme de publicidade: Aplicação de técnicas que descrevem a mensagem persuasiva. Revista de Psicologia, 42(3), 310-318.

Porto, R. B., & Oliveira-Castro, J. M. (2013). Say”“do correspondence in brand choice: Interaction effects of past and current contingencies. The Psychological Record, 63, 345-362.

Radnitz, C., Byrne, S., Goldman, R., Sparks, M., Gantshar, M., & Tung, K. (2009). Food cues in children’s television programs. Appetite, 52, 230”“233.

Robinson, T. N. (1999). Reducing children’s television viewing to prevent obesity: A randomized controlled trial. Journal of American Medical Association, 282, 1561-1567.

Robinson, T. N., Borzekowski, D. L. G., Matheson, D. M., & Kraemer, H. C. (2007). Effects of fast food branding on young children’s taste preferences. Archives of Pediatric & Adolescent Medicine, 161, 792-797.

Vasconcelos, L. A. (2006). A mídia e o desenvolvimento de crianças e jovens. In H. J. Guilhardi, & N. C. Aguirre (Eds.), Sobre comportamento e cognição (vol. 17, pp. 357-365). Santo André, SP: Esetec.

Vasconcelos, L. A. (2010). Práticas culturais envolvendo a criança e a mídia: Interface entre comunicação e a Análise do Comportamento. In M. M. C., Hübner, M. R. Garcia, P. R. Abreu, E. N. P. Cillo, & P. B. Faleiros (Eds.), Sobre comportamento e cognição: análise experimental do comportamento, cultura, questões conceituais e filosóficas (vol. 25, pp. 129-136). Santo André, SP: Esetec.

Veerman, J. L., Van Beeck, E. F., Barendregt, J. J., & Mackenbach, J. P. (2009). By how much would limiting TV food advertising reduce childhood obesity? European Journal of Public Health, 19, 365-369.

Vilaça, E. L., Paixão, H. H., & Pordeus, I. A. (1997). A mídia e as tendências de consumo de produtos contendo sacarose por crianças e adolescentes. Arquivos em Odontologia, 33, 15-24.

Zimmerman, F. J., & Bell, J. F. (2010). Associations of television content type and obesity in children. American Journal of Public Health, 100, 334-340.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Ueda, M. H., Porto, R. B., & Vasconcelos, L. A. (2014). Publicidade de Alimentos e Escolhas Alimentares de Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(1), 53–61. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17629