Preditores da correspondência intenção-compra:
Experimento Natural com Reforço das Marcas
Palabras clave:
Psicologia - comportamento do consumidor, Comportamento do consumidor, Intenção, Reforço, Escolha de marca, AprendizagemResumen
Alguns consumidores entram em uma loja com disposição de comprar algumas marcas com diferentes magnitudes de reforços utilitários e informativos. Eles podem ou não comprá-las a depender de suas histórias de aprendizagem e dos estímulos de marketing presentes no ambiente de compra. O objetivo deste trabalho foi investigar a predição de estratégias de marketing e da história de aprendizagem sobre a correspondência intenção-compra com o controle da magnitude dos reforços utilitários e informativos das marcas. Foi feito um delineamento experimental natural entre sujeitos com 1016 consumidores. Os resultados indicaram que quando as marcas oferecem maiores reforços, os consumidores apresentam maior correspondência entre a intenção e a compra e que a história de aprendizagem foi preditora em todos os grupos experimentais.
Descargas
Citas
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 179-211.
Ajzen, I. (2001). Nature and operation of attitudes. Annual Review of Psychology, 52, 27-58.
Ajzen, I. (2008). Consumer attitudes and behavior. In C. P. Haugtvedt, P. Herr & F. R. Kardes (Eds.), Handbook of consumer psychology (pp. 525-548). New York: CRC Press.
Bagozzi, R. (1982). A field investigation of causal relations among cognitions, affect, intentions and behavior. Journal of Marketing Research, 19, 562-584.
Bettman, J. R., Luce, M., & Payne, J. (1998). Constructive consumer choice processes. Journal of Consumer Research, 25(3), 187-217.
Chaiken, S., Wood, W., & Eagly, A.H. (1996). Principles of persuasion. In E. T. Higgins, & A. H. Kruglanski (Eds.), Social psychology: Handbook of basic principles (pp. 702-742). New York: Gilford.
Dick, A. S., & Basu, K. (1994). Customer loyalty: Toward and integrated conceptual framework. Journal of the Academy of Marketing Science, 22, 99-113.
Ehrenberg, A. S. C., Uncles, M. D., & Goodhardt, G. J. (2004). Understanding brand performance measures: Using Dirichlet benchmarks. Journal of Business Research, 57, 1307-1325.
Fishbein, M., & Ajzen, I. (1975). Belief, atitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Esley.
Foxall, G.R. (1990/2004). Consumer psychology in behavioural perspective. London and New York: Routledge/Beard Books, Fredericks, MD.
Foxall, G. (1997). Marketing psychology: The paradigm in the wings. London: Macmillan.
Foxall, G. (2002). Consumer behaviour analysis: Critical perspectives. London and New York: Routledge.
Foxall, G. R., Oliveira-Castro, J. M., & Schrezenmaier, T. C. (2004). The behavioral economics of consumer brand choice: Patterns of reinforcement and utility maximization. Behavioural Processes, 66, 235”“260.
Jannarelli, E. (2006). A relação entre o dizer e o fazer para o comportamento de escolha de marcas. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Klein, L. R., & Lansing, J. (1955). Decisions to purchase consumer durable goods. Journal of Marketing, 20(2), 109-132.
Liska, A. E. (1984). A critical examination of the causal structure of the Fishbein/Ajzen attitude-behavior model. Social Psychology Quarterly, 47, 621-674.
Ouelette, J., & Wood, W. (1998). Habit and intention in everyday life: The multiple processes by which past behaviour predicts future behaviour. Psychological Bulletin, 124, 54-74.
Perillo, R. D. (2007). Avaliando a relação entre satisfação e lealdade dos clientes: Estudo em uma população formada por consumidores de produtos e serviços bancários. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília.
Petty, R. E. (1995). Attitude change. In A. Tesser (Ed.), Advanced Social Psychology, (vol 6, pp. 195-256). New York: Mcgraw-Hill.
Pieters, R. G., & Verplanken, B. (1995). Intention-Behavior consistency: Effects of consideration set size, involvement and need for cognition. European Journal of Social Psychology, 25, 531-543.
Pohl, R., & Oliveira-Castro, J. (2008). Efeitos do nível de beneficio informativo das marcas sobre a duração do comportamento de procura. Revista da Administração Contemporânea Eletrônica, 2(3), 449-469.
Porto, R. (2009). Correspondência dizer-fazer em escolha de marcas: Influência das estratégias de marketing no ponto-de-venda e das experiências anteriores dos consumidores. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília.
Sheeran, P. (2002). The intention-behaviour relations: A conceptual and empirical review. European Review of Social Psychology, 12, 1-36.
Triandis, H. C. (1980). Values, attitudes and interpesonal behavior. In H. Howe & M. Page (Eds.), Nebraska symposium on motivation (vol. 27, pp. 159-259). Lincoln, NB: University of Nebraska Press.
Uncles, M., Ehrenberg, A., & Hammond, K. (1995). Patterns of buyer behavior. Marketing Science, 14, 71-78.
Webb, T. L., & Sheeran, P. (2006). Does changing behavioral intentions engender behavior change? A meta-analysis of the experimental evidence. Psychological Bulletin, 132, 249-268.