Le développement de l'évaluation psychologique au Brésil et les défis pour l'avenir
DOI :
https://doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe10.enMots-clés :
évaluation psychologique, tests psychologiques, psychométrieRésumé
Le domaine de l'évaluation psychologique au Brésil a prouvé sa qualité par plusieurs
indicateurs, même si jusqu'au début des années 1990, l'utilisation de tests psychologiques
dans les processus d'évaluation était tombée en discrédit par la société. Cet article explique
l'histoire de l'évaluation psychologique brésilienne, racontée à la lumière de la création d'un
groupe de travail de l'Association nationale pour la recherche et les études supérieures en
psychologie et les réalisations ultérieures. La construction du Système d'évaluation des tests
psychologiques (SATEPSI) et ses conséquences, collectivement, par le corps de classe, avec
la collaboration des associations scientifiques et du GT ANPEPP, sont également évoquées.
De petites initiatives ont été regroupées, redonnant de la crédibilité à la pratique de
l'évaluation. Les auteurs mettent en évidence les avancées encore nécessaires, telles que
l'expansion de la recherche auprès des groupes minoritaires, l'inclusion de nouvelles analyses
et technologies statistiques, qui auront sans aucun doute un impact sur le développement de
l'évaluation psychologique.
Téléchargements
Références
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (2021). https://www.anpepp.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=557
Bandeira, D. R. (2018). A controvérsia do uso dos testes psicológicos por psicólogos e não psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. especial), 159-166. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208860
Bandeira, D. R., Andrade, J. M., & Peixoto, E. M. (2021). O uso de testes psicológicos: Formação, avaliação e critérios de restrição. Psicologia: Ciência e Profissão, 41, 1-12. https://doi.org/10.1590/1982-3703003252970
Bandeira, D. R., Trentini, C. M., Winck, G. E., & Lieberknetch, L. (2006). Considerações sobre as técnicas projetivas no contexto atual. In A. P. P. Noronha, A. A. A. Santos, & F. F. Sisto. (Org.), Facetas do fazer em avaliação psicológica (pp. 125-139). 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora.
Cardoso, L. M. & Silva-Filho, J. H. (2018). Satepsi e a qualidade técnica dos testes psicológicos no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. esp.), 40-49. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209112
Conselho Federal de Psicologia (2003). Resolução CFP nº 002 de 23 de março de 2003. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n° 025/2001. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2016). Resolução CFP n° 002 de 21 de janeiro de 2016. Regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada e revoga a Resolução CFP N° 001/2002. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2018). Resolução CFP nº 009, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019a). Resolução CFP nº 017, de 04 de setembro de 2019. Altera a Resolução CFP nº 03/2017, que define e regulamenta a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019b). Resolução CFP n° 001, de 07 de fevereiro de 2019. Institui normas e procedimentos para a perícia psicológica no contexto do trânsito e revoga as Resoluções CFP nº 007/2009 e 009/2011. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019c). Resolução CFP n° 006, de 29 de março de 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019d). Nota Técnica GETEC/CG nº 04. Orienta psicólogas(os), pesquisadores, editoras e laboratórios responsáveis quanto às pesquisas para construção, adaptação e estudos de equivalência de testes psicológicos para pessoas com deficiência e altera a Nota Técnica “Construção, adaptação e validação de instrumentos para pessoas com deficiência”. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019e). Nota Técnica GETEC/CG nº 06. Orientação às(aos) Psicólogas(os) sobre avaliação da capacidade decisional de pessoas com deficiência e/ou com doenças crônicas. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019f). Nota Técnica GETEC/CG nº 07. Orienta psicólogas(os) sobre a utilização de testes psicológicos em serviços realizados por meio de tecnologias de informação e da comunicação. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2020). Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Decreto Nº 53.464, de 21 de janeiro de 1964. Regulamenta a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Brasília: Presidência da República. Diário Oficial da União, 24 jan. 1964.
Hutz, C. S. (2002). Pesquisa em avaliação psicológica, grupo de trabalho. In Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Eds.), Anais, IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico (p. 79-89). Águas de Lindoia, SP: ANPEPP.
Johnstone, C., Altman, J., & Thurlow, M. (2006). A state guide to the development of universally designed assessments Minneapolis, MN: University of Minnesota. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED495885.pdf
Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Diário Oficial da União, 5 set. 1962.
Lima, L. C., Azevedo, M. L. N., & Catani, A. M. (2008). O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(1), 7-36. https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000100002
Nascimento, E., & Vasconcelos, A. G. (2016). O percurso da avaliação psicológica nos Simpósios da ANPEPP. Avaliação Psicológica, 15(1), 125-128. https://doi.org/10.15689/ap.2016.1501.13
Noronha, A. P. P., Resende, A. C., Oliveira, K. L., Muniz, M., & Reppold, C. T. (2021). Os impactos da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3481 na psicologia e na sociedade. Psicologia: Ciência e Profissão, 41(núm. especial), e252730, 1-11.
Noronha, A. P. (2002). Os problemas mais graves e mais frequentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 135-142. https://doi.org/10.1590/1982-3703003252730
Noronha, A. P. P., Primi, R., & Alchieri, J. C. (2004). Parâmetros psicométricos: Uma análise de testes psicológicos comercializados no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 24(4), 88-99.
Noronha, A. P. P. & Reppold, C. T. (2010). Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30, 192-201. https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500009
Orrù, G., Monara, M., Conversano, C., Gemignani, A., & Sartori, G. (2020). Machine Learning in Psychometrics and Psychological Research. Frontiers in Psychology, 10, 2970. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02970
Primi, R. (2010). Avaliação psicológica no Brasil: Fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 25-35.
Primi, R. (2018). Avaliação psicológica no século XXI: De onde viemos e para onde vamos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. especial), 87-97. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209814
Reppold, C. T., & Noronha, A. P. P. (2018). Impacto dos 15 Anos do Satepsi na avaliação psicológica brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. especial), 6-15. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208638
Wechsler, S. M., Hutz, C. S., & Primi, R. (2019) O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios. Avaliação Psicológica, 18(2), 121-128. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.15466.02
Zanini, D. S., Reppold, C. T., Muniz, M., Noronha, A. P. P., & Rueda, F. J. M. (2021). Por que regulamentar o uso e acesso aos testes psicológicos?Avaliação Psicológica,20(3), 390-399.https://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.22437.13
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Paula Porto Noronha, Caroline Tozzi Reppold, Denise Ruschel Bandeira, Acácia Aparecida Angeli dos Santos 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.