The Development of Psychological Assessment in Brazil and Current and Future Challenges
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe10.enKeywords:
Psychological assessment, Psychological testing, PsychometricsAbstract
Brazilian psychological assessment possesses several indicators that prove its quality, although by the early 1990s, the use of psychological tests in evaluative processes had fallen into disrepute in society. The present article recounts the history of Brazilian psychological assessment, told through the lens of the creation of a working group (WG) of the Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP, National Association for Research and Graduate Studies in Psychology) and its subsequent achievements. The construction of the Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI, Psychological Testing Assessment System) and its deployment, collectively, by the profession’s regulating agency with the collaboration of scientific associations as well as of the WG and ANPEPP are also mentioned. Many initiatives were reunited, rehabilitating the credibility of the practice of assessment. The authors stress the advances that still need to be made, such as widening research with minority groups and including new statistical analyses and technologies that will impact the development of psychological assessment.
Downloads
References
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (2021). https://www.anpepp.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=557
Bandeira, D. R. (2018). A controvérsia do uso dos testes psicológicos por psicólogos e não psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. especial), 159-166. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208860
Bandeira, D. R., Andrade, J. M., & Peixoto, E. M. (2021). O uso de testes psicológicos: Formação, avaliação e critérios de restrição. Psicologia: Ciência e Profissão, 41, 1-12. https://doi.org/10.1590/1982-3703003252970
Bandeira, D. R., Trentini, C. M., Winck, G. E., & Lieberknetch, L. (2006). Considerações sobre as técnicas projetivas no contexto atual. In A. P. P. Noronha, A. A. A. Santos, & F. F. Sisto. (Org.), Facetas do fazer em avaliação psicológica (pp. 125-139). 1ª ed. São Paulo: Vetor Editora.
Cardoso, L. M. & Silva-Filho, J. H. (2018). Satepsi e a qualidade técnica dos testes psicológicos no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. esp.), 40-49. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209112
Conselho Federal de Psicologia (2003). Resolução CFP nº 002 de 23 de março de 2003. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n° 025/2001. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2016). Resolução CFP n° 002 de 21 de janeiro de 2016. Regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada e revoga a Resolução CFP N° 001/2002. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2018). Resolução CFP nº 009, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019a). Resolução CFP nº 017, de 04 de setembro de 2019. Altera a Resolução CFP nº 03/2017, que define e regulamenta a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019b). Resolução CFP n° 001, de 07 de fevereiro de 2019. Institui normas e procedimentos para a perícia psicológica no contexto do trânsito e revoga as Resoluções CFP nº 007/2009 e 009/2011. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019c). Resolução CFP n° 006, de 29 de março de 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019d). Nota Técnica GETEC/CG nº 04. Orienta psicólogas(os), pesquisadores, editoras e laboratórios responsáveis quanto às pesquisas para construção, adaptação e estudos de equivalência de testes psicológicos para pessoas com deficiência e altera a Nota Técnica “Construção, adaptação e validação de instrumentos para pessoas com deficiência”. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019e). Nota Técnica GETEC/CG nº 06. Orientação às(aos) Psicólogas(os) sobre avaliação da capacidade decisional de pessoas com deficiência e/ou com doenças crônicas. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2019f). Nota Técnica GETEC/CG nº 07. Orienta psicólogas(os) sobre a utilização de testes psicológicos em serviços realizados por meio de tecnologias de informação e da comunicação. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (2020). Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Decreto Nº 53.464, de 21 de janeiro de 1964. Regulamenta a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Brasília: Presidência da República. Diário Oficial da União, 24 jan. 1964.
Hutz, C. S. (2002). Pesquisa em avaliação psicológica, grupo de trabalho. In Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Eds.), Anais, IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico (p. 79-89). Águas de Lindoia, SP: ANPEPP.
Johnstone, C., Altman, J., & Thurlow, M. (2006). A state guide to the development of universally designed assessments Minneapolis, MN: University of Minnesota. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED495885.pdf
Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Diário Oficial da União, 5 set. 1962.
Lima, L. C., Azevedo, M. L. N., & Catani, A. M. (2008). O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(1), 7-36. https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000100002
Nascimento, E., & Vasconcelos, A. G. (2016). O percurso da avaliação psicológica nos Simpósios da ANPEPP. Avaliação Psicológica, 15(1), 125-128. https://doi.org/10.15689/ap.2016.1501.13
Noronha, A. P. P., Resende, A. C., Oliveira, K. L., Muniz, M., & Reppold, C. T. (2021). Os impactos da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3481 na psicologia e na sociedade. Psicologia: Ciência e Profissão, 41(núm. especial), e252730, 1-11.
Noronha, A. P. (2002). Os problemas mais graves e mais frequentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 135-142. https://doi.org/10.1590/1982-3703003252730
Noronha, A. P. P., Primi, R., & Alchieri, J. C. (2004). Parâmetros psicométricos: Uma análise de testes psicológicos comercializados no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 24(4), 88-99.
Noronha, A. P. P. & Reppold, C. T. (2010). Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30, 192-201. https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500009
Orrù, G., Monara, M., Conversano, C., Gemignani, A., & Sartori, G. (2020). Machine Learning in Psychometrics and Psychological Research. Frontiers in Psychology, 10, 2970. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02970
Primi, R. (2010). Avaliação psicológica no Brasil: Fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 25-35.
Primi, R. (2018). Avaliação psicológica no século XXI: De onde viemos e para onde vamos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. especial), 87-97. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209814
Reppold, C. T., & Noronha, A. P. P. (2018). Impacto dos 15 Anos do Satepsi na avaliação psicológica brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(num. especial), 6-15. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208638
Wechsler, S. M., Hutz, C. S., & Primi, R. (2019) O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios. Avaliação Psicológica, 18(2), 121-128. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.15466.02
Zanini, D. S., Reppold, C. T., Muniz, M., Noronha, A. P. P., & Rueda, F. J. M. (2021). Por que regulamentar o uso e acesso aos testes psicológicos?Avaliação Psicológica,20(3), 390-399.https://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.22437.13
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Paula Porto Noronha, Caroline Tozzi Reppold, Denise Ruschel Bandeira, Acácia Aparecida Angeli dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.