Autorregulação para Compreensão de leitura

Avaliação de Estratégias e Gerenciamento do Tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39307.en

Palavras-chave:

Autogestão, Hábitos de estudo, Leitura, Ensino fundamental, Avaliação psicológica

Resumo

A autorregulação das estratégias de aprendizagem e do gerenciamento do tempo fomentam a compreensão de leitura. Nesta pesquisa investigou-se a validade de conteúdo das escalas Estratégias para Leitura (EE-CL), Planejamento e Organização do Tempo (EOT-L) e Procrastinação (EP-L), destinadas ao Ensino Fundamental II. Participaram três pesquisadores e 16 alunos. Identificou-se a pertinência teórica e prática da EE-CL e EOT-L, mas não da EP-L, cujos itens remanescentes foram incluídos na EOT-L. Na análise da estrutura interna (N= 522 estudantes) a EE-CL apresentou uma estrutura unifatorial e a EOT-L, dois fatores, com estimativas adequadas de fidedignidade. Essas escalas podem auxiliar na identificação de problemas na autorregulação das estratégias e do gerenciamento do tempo na compreensão de leitura, bem como subsidiar novas pesquisas.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Satico Ferraz, A., Aparecida Angeli dos Santos, A., & Porto Noronha, A. P. (2023). Autorregulação para Compreensão de leitura: Avaliação de Estratégias e Gerenciamento do Tempo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39307.en

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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