A Leitura do Adolescente:

Mediação Semiótica e Compreensão Textual

Auteurs-es

  • Maria Helena Fávero
  • Ana Amélia Trajano

Mots-clés :

Compreensão textual, Semiótica da cultura, Adolescência

Résumé

Na perspectiva da interação leitor-texto, relatamos dois estudos junto a adolescentes de ambos os sexos, estudan­tes de primeiro e segundo graus das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal. No primeiro, 30 adolescentes leram dois editoriais de jornais {Folha de São Paulo e Correio Braziliense), sobre o plebiscito de 1993, e em seguida foram entrevis­tados. Os resultados sugeriram uma "impermeabilidade" ao texto escrito e questões relacionadas à escolaridade, o que ensejou o segundo estudo, no qual 168 adolescentes leram um texto sobre a violência nos estádios de futebol, publicado pela revista Veja (1995). Após a leitura, responderam a um protocolo sobre a sua compreensão. Tomando-se as proposições como unidade de análise, as respostas foram analisadas segundo os elementos centrais do conteúdo do texto-contexto, processo e atores. Obteve-se 5 níveis de complexidade de respostas. O nível mais complexo obteve uma freqüência muito baixa independente do sexo, escolaridade ou rede de ensino. Também independente destas variáveis, o tipo de resposta mais freqüente foi aquela centrada apenas em um dos atores, a polícia, que figurava no título. O segundo estudo confirma os dados do anterior

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Bakhtin, M. (1981). Marxismo e filosofia da linguagem (6" ed.).
(M. Lahud & Y. F. Vieira, Trads.) São Paulo: Hucitec. (Trabalho
original publicado em 1977)
Castoríadis, C. (1987). Voie sans issue? Em Albert Jacquard (Org.),
Les scientifiques parlent...(pp. 261-298). Paris: Hachette.
Fávero, M.H. (1996). Psicologia do Conhecimento: um estudo do
desenvolvimento de valores, representações, conceitos e teorias
concebidas na interação entre o ser humano e a sócio-cultura.
relatório final de pesquisa, CNPq.
Gillstrom, A. & Ronnberg, J. (1995). Comprehension calibration
and recall prediction accuracy of texts: Reading strategies, and
effort. Jornal of Educational Psychology, 87(4), 545-558.
Gomez, G.O. (1987). El impacto educativo de la television no educativa.
Un anális de las premisas epistemológicas de la investigación
convencional. Revista Latinoamericana de Estudios
Educativos, XVII(3), 57-87.
Kintsch, W. & van Dijk, T.A. (1978). Toward a model of text comprehension
and production. Psychological Review, 85(5), 363-
394.
Le Ny, J.F. (1975). Semantique et Psychology, Langages, 9ème
année, 40, 3-29.
Lotman, Y.M. (1987). The semiosphere. Soviet Psychology, XXVII
(1), 41-61.
Lotman, Y.M. (1988a). The semiotics of culture and the concept of
a text. Soviet Psychology, XXV(3), 52-58.
Lotman, Y.M. (1988b). Text within a text. Soviet Psychology, XXVI
(3), 32-51.
Luria, A.R. (1987). Pensamento e linguagem. As últimas conferências
de Luria (Ia ed.). (D.M. Lichtenstein & M. Caso, Trads.).
Porto Alegre: Artes Médicas. (Sem data do trabalho original)
Menezello, R. (1995,6 de setembro). A polícia não tem culpa. Veja,
p. 134.
Mentiras no ar (1993, 5 de abril). Folha de São Paulo, Editorial,
pp. 1-2.
Moscovici, S. (1994). Social representations and pragmatic communication.
Social Science Information (Sage, London, Thousand
Oaks, CA and New Delhi) 33(2), 163-177.
Pereira, L.C. (1993, 23 de março). O X do plebiscito. Correio
Braziliense, Opinião, p. 7.
Pimenta, S.M. de O. (1989). The effects of familiarity or distance
in the critical reading of texts. 77ге Especialist, X(l), 67-110.
São Paulo: EDUC-PUC.
Pinto, A.P. (1989). A interação leitor-texto: considerações teóricas
e tráticas. The Especialist, X(\), 47-66. São Paulo: EDUC-PUC.
Scinto, T.D. (1985). Text, schooling and growth of mind. Em E.
Mertz & R.J. Parmentier (Orgs.), Semiotic Mediation: Sociocultural
and psychological perspectives (pp. 208-218). New
York: Academic Press.
Shimoda, T.D. (1993). The effects of interesting examples and topic
familiarity on text comprehension, attention, and reading speed.
Journal of Experimental Education, 61(2), 93-103.
Spires, H.A., Gallini, J. & Riggsbee, J. (1992). Effects of schemabased
and text structure-based cues on expository prose comprehension
in fourth graders. Journal of Experimental Education,
60(A), 307-320.

Téléchargements

Publié-e

2012-09-05

Comment citer

Fávero, M. H., & Trajano, A. A. (2012). A Leitura do Adolescente:: Mediação Semiótica e Compreensão Textual. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(3), 229–240. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17329