REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E DESEMPENHO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMA

Autores

  • Maria Helena Fávero
  • Elizabeth Tunes
  • Álvaro Marchi

Palavras-chave:

Representação social, Resolução de problemas, Relações transitivas, Variáveis de contexto

Resumo

Neste trabalho pretendeu-se averiguar em que medida a re­presentação social da matemática pode influenciar o desempenho de crianças na resolução de problemas, manipulando-se a instrução forneci­da. Utilizou-se uma série de 16 problemas de relações transitivas de três termos, sendo que as premissas continham sempre o mesmo termo rela­cional - ambas afirmativas ou negativas - e a questão era sempre afir­mativa. Participaram do estudo 56 sujeitos de ambos os sexos, com ida­de média de nove anos e seis meses, alunos da terceira série do Primeiro Grau de uma escola da rede particular de ensino de Brasília. Os sujeitos foram divididos em dois grupos. No grupo controle, eles eram instruídos a resolverem "jogos de adivinhação" e no experimental, a resolverem "pro­blemas de matemática". Ambos os grupos dispunham de 40 minutos para a realização das tarefas. Os resultados mostraram que a representação social de um objeto de conhecimento influi na resolução de tarefas. Po­rém, tal representação parece interagir com variáveis circunstanciais, li­gadas ao contexto interativo imediato como, por exemplo, o sexo do ex­perimentador.

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Referências

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Publicado

2012-08-20

Como Citar

Fávero, M. H., Tunes, E., & Marchi, Álvaro. (2012). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E DESEMPENHO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMA. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 7(03), 255–262. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17113

Edição

Seção

Estudos Empíricos