REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E DESEMPENHO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMA
Palavras-chave:
Representação social, Resolução de problemas, Relações transitivas, Variáveis de contextoResumo
Neste trabalho pretendeu-se averiguar em que medida a representação social da matemática pode influenciar o desempenho de crianças na resolução de problemas, manipulando-se a instrução fornecida. Utilizou-se uma série de 16 problemas de relações transitivas de três termos, sendo que as premissas continham sempre o mesmo termo relacional - ambas afirmativas ou negativas - e a questão era sempre afirmativa. Participaram do estudo 56 sujeitos de ambos os sexos, com idade média de nove anos e seis meses, alunos da terceira série do Primeiro Grau de uma escola da rede particular de ensino de Brasília. Os sujeitos foram divididos em dois grupos. No grupo controle, eles eram instruídos a resolverem "jogos de adivinhação" e no experimental, a resolverem "problemas de matemática". Ambos os grupos dispunham de 40 minutos para a realização das tarefas. Os resultados mostraram que a representação social de um objeto de conhecimento influi na resolução de tarefas. Porém, tal representação parece interagir com variáveis circunstanciais, ligadas ao contexto interativo imediato como, por exemplo, o sexo do experimentador.
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