A Leitura do Adolescente:
Mediação Semiótica e Compreensão Textual
Palabras clave:
Compreensão textual, Semiótica da cultura, AdolescênciaResumen
Na perspectiva da interação leitor-texto, relatamos dois estudos junto a adolescentes de ambos os sexos, estudantes de primeiro e segundo graus das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal. No primeiro, 30 adolescentes leram dois editoriais de jornais {Folha de São Paulo e Correio Braziliense), sobre o plebiscito de 1993, e em seguida foram entrevistados. Os resultados sugeriram uma "impermeabilidade" ao texto escrito e questões relacionadas à escolaridade, o que ensejou o segundo estudo, no qual 168 adolescentes leram um texto sobre a violência nos estádios de futebol, publicado pela revista Veja (1995). Após a leitura, responderam a um protocolo sobre a sua compreensão. Tomando-se as proposições como unidade de análise, as respostas foram analisadas segundo os elementos centrais do conteúdo do texto-contexto, processo e atores. Obteve-se 5 níveis de complexidade de respostas. O nível mais complexo obteve uma freqüência muito baixa independente do sexo, escolaridade ou rede de ensino. Também independente destas variáveis, o tipo de resposta mais freqüente foi aquela centrada apenas em um dos atores, a polícia, que figurava no título. O segundo estudo confirma os dados do anterior
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