Dispositivos de Escuta de Adolescentes Privados de Liberdade e de Agentes Socioeducativos
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9Palabras clave:
Socioeducação, Plantão psicológico, Grupo, Violência, Psicodinâmica do trabalhoResumen
Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.
Palavras-chave: socioeducação; plantão psicológico; grupo; violência; psicodinâmica do trabalho.
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