Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares acerca das Dificuldades de Aprendizagem
Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem, Psicologia escolar, Concepções e práticas psicopedagógicasResumo
RESUMO - Esta pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivos principais investigar as concepções de psicólogos das redes de ensino oficial e particular do Distrito Federal acerca das chamadas dificuldades de aprendizagem e identificar as práticas psicopedagógicas dos mesmos na avaliação, prevenção e atendimento dessas dificuldades. Foram sujeitos da pesquisa 60 psicólogos atuantes no contexto educacional, sendo 34 pertencentes à rede pública e 26 à rede particular. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, tendo-se privilegiado a análise qualitativa dos dados, através do método da análise de conteúdo das respostas transcritas. Os resultados obtidos indicam uma formação teórico-prática precária e inconsistente na área da psicologia escolar, que se reflete nas concepções e práticas dos psicólogos acerca das dificuldades de aprendizagem.
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