Estratégias de Aprendizagem em Cursos Ofertados à Distância: Diferença entre Cursos de Licenciatura e Extensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3631

Palabras clave:

Estratégias de aprendizagem, Formação inicial e continuada, Educação à distância

Resumen

O processo de aprendizagem envolve, entre outros aspectos, capacidades específicas do aprendiz, tais como as estratégias de aprendizagem, as quais são fundamentais para aperfeiçoar a escolha e o planejamento de estratégias de ensino em ações educacionais ofertadas à distância. O objetivo deste estudo, predominantemente quantitativo, consiste em comparar o uso de estratégias de aprendizagem de participantes em cursos de licenciatura e extensão ofertados à distância. Os participantes são professores em formação inicial e continuada em cursos ofertados à distância por uma instituição de ensino superior de natureza pública. Os resultados encontrados através do Teste t apontam que os participantes do curso de extensão fazem maior uso de estratégias cognitivas, autorregulatórias e de controle da emoção. Destaca-se a necessidade do reconhecimento e uso de estratégias de aprendizagem que possibilitem ao professor em formação inicial ou continuada monitorar e regular a organização e o processamento cognitivo dessas informações.

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Biografía del autor/a

Fabiana Maris Versuti, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP), Doutora em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Mestre em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Graduada em Psicologia e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Atualmente, Professora Doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Departamento de Psicologia, docente do curso de Licenciatura em Ciências na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências; atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de ensino e aprendizagem, Formação de Professores, Educação a Distância, Habilidades Sociais e Metodologia de Ensino de Ciências.

Raíssa Bárbara Nunes Moraes, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil / Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro, SP, Brasil

Psicóloga (2013), Mestre (2016) e Doutoranda (2016) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Título do projeto: Formação e Qualificação de Professores da Rede Estadual de Ensino: Efetividade de Ações Educacionais a Distância. Membro do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT-USP). Docente e coordenadora do curso de atualização profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Universitário Moura Lacerda

Thaís Zerbini, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora (2007) e Mestre (2003) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2. Professora Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Editora Chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT). Participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Realiza pesquisas na área de Psicologia e de Administração, com ênfase em Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E), Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Suas publicações recentes tratam de medidas e avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, com destaque às variáveis procedimentos instrucionais, variáveis contextuais, desempenho do tutor, estratégias de aprendizagem, evasão, transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho.  

Citas

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Publicado

2020-02-17

Cómo citar

Versuti, F. M., Moraes, R. B. N., & Zerbini, T. (2020). Estratégias de Aprendizagem em Cursos Ofertados à Distância: Diferença entre Cursos de Licenciatura e Extensão. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3631

Número

Sección

Estudos Empíricos