Estratégias de Aprendizagem em Cursos Ofertados à Distância: Diferença entre Cursos de Licenciatura e Extensão
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e3631Palabras clave:
Estratégias de aprendizagem, Formação inicial e continuada, Educação à distânciaResumen
O processo de aprendizagem envolve, entre outros aspectos, capacidades específicas do aprendiz, tais como as estratégias de aprendizagem, as quais são fundamentais para aperfeiçoar a escolha e o planejamento de estratégias de ensino em ações educacionais ofertadas à distância. O objetivo deste estudo, predominantemente quantitativo, consiste em comparar o uso de estratégias de aprendizagem de participantes em cursos de licenciatura e extensão ofertados à distância. Os participantes são professores em formação inicial e continuada em cursos ofertados à distância por uma instituição de ensino superior de natureza pública. Os resultados encontrados através do Teste t apontam que os participantes do curso de extensão fazem maior uso de estratégias cognitivas, autorregulatórias e de controle da emoção. Destaca-se a necessidade do reconhecimento e uso de estratégias de aprendizagem que possibilitem ao professor em formação inicial ou continuada monitorar e regular a organização e o processamento cognitivo dessas informações.
Descargas
Citas
Beluce, A. C., & Oliveira, K. L. (2012). Ambientes virtuais de aprendizagem: Das estratégias de ensino à s Estratégias de Aprendizagem. In IX ANPED SUL (pp. 1-14).
Costa, E. R., & Boruchovitch, E. (2009). As Estratégias de Aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 173-180.
Gomes, M. A. M., & Boruchovitch, E. (2005). Desempenho no jogo, Estratégias de Aprendizagem e compreensão na leitura. Psicologia Teoria e Pesquisa, 21(3), 319-326.
Joly, M. C. R. A., Cantalice, L. M., & Vendramini, C. M. M. (2004). Evidências de validade de uma escala de estratégias de leitura para universitários. Interação em Psicologia, 8, 261-270.
Kenski, V. M. (2003) Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora.
Kiliç-Çakmak, E. (2010). Learning strategies and motivational factors predicting information literacy self-efficacy of e-learners. Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), 192-208.
Livingstone, S. (2011). Internet literacy: A negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. MATRIZes, 4(2), 11-42.
Machado, O. A. (2005). Evasão de alunos de cursos superiores: Fatores motivacionais e de contexto. (Master’s thesis). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.
Martins, L. B., & Zerbini, T. (2014) Escala de estratégias de aprendizagem: Evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF (Impresso ), 19, 317-328.
Oliveira, K. L., Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2011). Estratégias de Aprendizagem no ensino fundamental: Análise por gênero, série escolar e idade. Psico, 42(1), 98-105.
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. (2005). Docência no ensino superior(2a ed). São Paulo: Cortez.
Pozo, J. I. (2004). A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, (31), 8-11.
Santos, A. A. A., Boruchovitch, E., Primi, R., Zenorini, R. P. C., & Bueno, J. M. H (2004). Escala de avaliação de Estratégias de Aprendizagem para universitários (EAP-U): Aplicação do Modelo de Rasch de créditos parciais. Braga-PT: Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 9(2), 227-242.
Todorov, J. C., Moreira, M. B., & Martone, R. C. (2009). Sistema personalizado de ensino, educação à distância e aprendizagem centrada no aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 289-296. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002.
Umekawa, E. E. R. (2014). Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância (Master’s thesis). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Umekawa, E. E. R., & Zerbini, T. (2015). Evasão e persistência em ações educacionais a distância: Análise do perfil discente. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 15(2), 188-200. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.517
Varanda, R. C., Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), 371-380. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019.
Warr, P., & Allan, C. (1998). Learning strategies and occupational training. International Review of Industrial and Organizational Psychology, 13, 83-121.
Warr, P., & Downing, J. (2000). Learning strategies, learning anxiety and knowledge acquisition. British Journal Psychology, 91, 311-333.
Zerbini, T., & Abbad, G. (2005). Impacto de treinamento no trabalho via internet. Revista de Administração de Empresas Eletrônica, 4. Retrieved from http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm.
Zerbini, T. (2007). Avaliação da transferência de treinamento em curso a distância (Doctoral dissertation). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Zerbini, T., & Abbad, G. (2008). Estratégias de aprendizagem em curso a distância: Validação de uma escala. Psico -USF , 13(2), 177-187.
Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: Uma análise crítica da literatura. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 13(2), 177-193.
Zerbini, T., Carvalho, R. S., & Abbad, G. (2005). Treinamento a distância via internet: Construção e validação de escala de Estratégias de Aprendizagem [CD-Rom]. In Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Org.), Anais do XXIX ENANPAD. Brasília: ANPAD.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Fabiana Maris Versuti, Raíssa Bárbara Nunes Moraes, Thaís Zerbini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.