Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas da Escala de Suporte à Transferência de Treinamento

Autores

  • Lara Barros Martins Universidade de São Paulo
  • Thaís Zerbini Universidade de São Paulo
  • Francisco J. Medina Universidad de Sevilla

Palavras-chave:

educação à distância; avaliação; suporte à transferência; escala; efetividade de treinamento

Resumo

O estudo objetivou analisar a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas da Escala de Suporte à Transferência de Treinamento (ESTT) e sua relação com a efetividade do treinamento no trabalho. Um total de 1.540 funcionários de um banco estatal brasileiro participou do estudo respondendo à ESTT e à escala de impacto do treinamento no trabalho em amplitude depois de realizar um curso online. Foram realizadas análises de consistência interna, fatorial confirmatória e de regressões múltiplas. Uma estrutura com três fatores foi encontrada, bem como um alto nível de ajuste para os modelos. As medidas apresentam evidências de validade de construto e o suporte percebido pelos participantes esteve positivamente relacionado com a transferência de competências para o trabalho e desempenho geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abbad, G., Pilati, R., & Pantoja, M.J. (2003). Avaliação de treinamento: Análise da literatura e agenda de pesquisa. Revista de Administração da USP, 38(3), 205-218. [ Links ]

Abbad, G., & Sallorenzo, L.H. (2001). Desenvolvimento e validação de escalas de suporte à transferência de treinamento. Revista de Administração da USP , 36(2), 33-45. [ Links ]

Abbad, G., Sallorenzo, L.H., Coelho, F.A., Zerbini, T., Vasconcelos, L., & Todeschini, K. (2012). Suporte à transferência de treinamento e suporte à aprendizagem. In G. Abbad, L. Mourão, P. P. M. Meneses, T. Zerbini, J. E. Borges-Andrade, R. Vilas-Boas (Orgs.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação (pp. 127-146). Porto Alegre: Artmed. [ Links ]

Abbad, G., Zerbini, T., & Souza, D.B.L. (2010). Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, 15(3), 291-298. [ Links ]

Aguinis, H., & Kraiger, K. (2009). Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, 60(1), 451-474. doi:10.1146/annurev.psych.60.110707.163505 [ Links ]

Al-Eisa, A.S., Furayyan, M.A., & Alhemoud, A.M. (2009). An empirical examination of the effects of self-efficacy, supervisor support and motivation to learn on transfer intention. Management Decision, 47(8), 1221-1244. doi:10.1108/00251740910984514 [ Links ]

Alvarez, K., Salas, E., & Garofano, C.M. (2004). An integrated model of training evaluation and effectiveness. Human Resource Development Review, 3(4), 385-416. doi:10.1177/1534484304270820 [ Links ]

Baldwin, T.T., & Ford, J.K. (1988). Transfer of training: A review and directions for future research. Personnel Psychology, 41(1), 63-105. doi:10.1111/j.1744-6570.1988.tb00632.x [ Links ]

Blume, B.D., Ford, J.K., Baldwin, T.T., & Huang, J.L. (2010). Transfer of training: A meta-analytic review. Journal of Management, 36(4), 1065-1105. doi:10.1177/0149206309352880 [ Links ]

Burke, L.A., & Hutchins, H.M. (2007). Training transfer: An integrative literature review. Human Resource Development Review , 6(3), 263-297. doi:10.1177/1534484307303035 [ Links ]

Byrne, B.M. (2010). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. New York/ London: Routledge Taylor & Francis Group. [ Links ]

Carvalho, R.S., & Abbad, G. (2006). Avaliação de treinamento a distância: Reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, 10(1), 95-116. [ Links ]

Chiaburu, D.S. (2010). The social context of training: Coworker, supervisor, or organizational support?. Industrial and Commercial Training, 42(1), 53-56. doi: 10.1108/00197851011013724 [ Links ]

Chiaburu, D.S., van Dam, K., & Hutchins, H.M. (2010). Social support in the workplace and training transfer: A longitudinal analysis. International Journal of Selection and Assessment, 18(2), 187-200. doi: 10.1111/j.1468-2389.2010.00500.x [ Links ]

Chiaburu, D.S., & Tekleab, A.G. (2005). Individual and contextual influences on multiple dimensions of training effectiveness. Journal of European Industrial Training, 29(8), 604-626. doi: 10.1108/03090590510627085 [ Links ]

Dermol, V., & ÄŒater, T. (2013). The influence of training and training transfer factors on organizational learning and performance. Personnel Review, 42(3), 324-348. [ Links ]

Grossman, R., & Salas, E. (2011). The transfer of training: What really matters. International Journal of Training and Development, 15(2), 103-120. doi: 10.1111/j.1468-2419.2011.00373.x [ Links ]

Joo, Y. J., Lim, K. Y., & Park, S. Y. (2011). Investigating the structural relationships among organizational support, learning flow, learners’ satisfaction and learning transfer in corporate e-learning. British Journal of Educational Technology, 42(6), 973-984. [ Links ]

Meneses, P.P.M., Zerbini, T., & Martins, L.B. (2012). Determinantes situacionais e individuais da aprendizagem em ensino a distância: Desenvolvimento de escala. Psico (PUCRS), 43(2), 208-218. [ Links ]

Nijman, D.J.M., Nijhof, W.J., Wognum, A.A.M., & Veldkamp, B.P. (2006). Exploring differential effects of supervisor support on transfer of training. Journal of European Industrial Training , 30(7), 529-549. doi: 10.1108/03090590610704394 [ Links ]

Pham, N.T.P., Segers, M.S.R., & Gijselaers, W.H. (2012). Effects of work environment on transfer of training: Empirical evidence from Master of Business Administration programs in Vietnam. International Journal of Training and Development , 17(1), 1-19. doi: 10.1111/j.1468-2419.2012.00417.x [ Links ]

Pilati, R., & Abbad, G. (2005). Análise fatorial confirmatória da escala de impacto no treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(1), 43-51. [ Links ]

Pilati, R., & Borges-Andrade, J.E. (2012). Training effectiveness: Transfer strategies, perception of support and worker commitment as predictors. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 28(1), 25-35. doi: 10.5093/tr2012a3 [ Links ]

Rios, J., & Wells, C. (2014). Validity evidence based on internal structure. Psicothema, 26(1), 108-116. [ Links ]

Salas, E., & Cannon-Bowers, J.A. (2001). The science of training: A decade of progress. Annual Review of Psychology , 52(1), 471-499. doi: 10.1146/annurev.psych.52.1.471 [ Links ]

Salas, E., Tannenbaum, S.I., Kraiger, K., & Smith-Jentsch, K.A. (2012). The science of training and development in organizations: What matters in practice. Psychological Science in the Public Interest, 13(2), 74-101. doi: 10.1177/1529100612436661 [ Links ]

Tannenbaum, S.I., & Yukl, G. (1992). Training and development in work organizations. Annual Review of Psychology , 43(1), 399-441. doi: 10.1146/annurev.ps.43.020192.002151 [ Links ]

Tracey, J.B., & Tews, M.J. (2005). Construct validity of a general training climate scale. Organizational Research Methods, 8(4), 353-74. doi: 10.1177/1094428105280055 [ Links ]

Van den Bossche, P., Segers, M., & Jansen, N. (2010). Transfer of training: The role of feedback in supportive social networks. International Journal of Training & Development, 14(2), 81-94. doi: 10.1111/j.1468-2419.2010.00343.x [ Links ]

Velada, R., Caetano, A., Michel, J.W., Lyons, B.D., & Kavanagh, M.J. (2007). The effects of training design, individual characteristics and work environment on transfer of training. International Journal of Training and Development , 11(4), 282-294. doi: 10.1111/j.1468-2419.2007.00286.x [ Links ]

Yarnall, J. (1998). Line managers as career developers: Rhetoric or reality?. Personnel Review , 27(5), 378-395. doi: 10.1108/00483489810230325 [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Barros Martins, L. ., Zerbini, T. ., & J. Medina, F. (2019). Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas da Escala de Suporte à Transferência de Treinamento. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27918

Edição

Seção

Artigos