Learning Strategies in Distance Courses: Difference Between Teaching Degree and Extension Courses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3631

Keywords:

Learning strategies, Initial and continuing education, Distance education

Abstract

The learning process includes several specific learning skills. The Learning Strategies, crucial to improve the selection and planning processes of teaching strategies in distance educational actions, is an example. The objective of this study, mainly quantitative in nature, was to compare the use of Learning Strategies by participants enrolled in university extension and teaching degree distance courses. Results found from t-Test point out that Cognitive Strategies, Self-Regulation and Emotion Control are most widely used by participants in the Extension course. It is highlighted the use of Learning Strategies that enable the monitoring and regulation of the organization and the cognitive process by teachers in initial or continuing education must be considered in order to achieve better course planning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Maris Versuti, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP), Doutora em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Mestre em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Graduada em Psicologia e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Atualmente, Professora Doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Departamento de Psicologia, docente do curso de Licenciatura em Ciências na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências; atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de ensino e aprendizagem, Formação de Professores, Educação a Distância, Habilidades Sociais e Metodologia de Ensino de Ciências.

Raíssa Bárbara Nunes Moraes, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil / Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro, SP, Brasil

Psicóloga (2013), Mestre (2016) e Doutoranda (2016) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Título do projeto: Formação e Qualificação de Professores da Rede Estadual de Ensino: Efetividade de Ações Educacionais a Distância. Membro do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT-USP). Docente e coordenadora do curso de atualização profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Universitário Moura Lacerda

Thaís Zerbini, Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora (2007) e Mestre (2003) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2. Professora Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Editora Chefe da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT). Participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Realiza pesquisas na área de Psicologia e de Administração, com ênfase em Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E), Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Suas publicações recentes tratam de medidas e avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, com destaque às variáveis procedimentos instrucionais, variáveis contextuais, desempenho do tutor, estratégias de aprendizagem, evasão, transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho.  

References

Beluce, A. C., & Oliveira, K. L. (2012). Ambientes virtuais de aprendizagem: Das estratégias de ensino à s Estratégias de Aprendizagem. In IX ANPED SUL (pp. 1-14).

Costa, E. R., & Boruchovitch, E. (2009). As Estratégias de Aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 173-180.

Gomes, M. A. M., & Boruchovitch, E. (2005). Desempenho no jogo, Estratégias de Aprendizagem e compreensão na leitura. Psicologia Teoria e Pesquisa, 21(3), 319-326.

Joly, M. C. R. A., Cantalice, L. M., & Vendramini, C. M. M. (2004). Evidências de validade de uma escala de estratégias de leitura para universitários. Interação em Psicologia, 8, 261-270.

Kenski, V. M. (2003) Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora.

Kiliç-Çakmak, E. (2010). Learning strategies and motivational factors predicting information literacy self-efficacy of e-learners. Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), 192-208.

Livingstone, S. (2011). Internet literacy: A negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. MATRIZes, 4(2), 11-42.

Machado, O. A. (2005). Evasão de alunos de cursos superiores: Fatores motivacionais e de contexto. (Master’s thesis). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Martins, L. B., & Zerbini, T. (2014) Escala de estratégias de aprendizagem: Evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF (Impresso ), 19, 317-328.

Oliveira, K. L., Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2011). Estratégias de Aprendizagem no ensino fundamental: Análise por gênero, série escolar e idade. Psico, 42(1), 98-105.

Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. (2005). Docência no ensino superior(2a ed). São Paulo: Cortez.

Pozo, J. I. (2004). A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, (31), 8-11.

Santos, A. A. A., Boruchovitch, E., Primi, R., Zenorini, R. P. C., & Bueno, J. M. H (2004). Escala de avaliação de Estratégias de Aprendizagem para universitários (EAP-U): Aplicação do Modelo de Rasch de créditos parciais. Braga-PT: Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 9(2), 227-242.

Todorov, J. C., Moreira, M. B., & Martone, R. C. (2009). Sistema personalizado de ensino, educação à distância e aprendizagem centrada no aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 289-296. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002.

Umekawa, E. E. R. (2014). Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância (Master’s thesis). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Umekawa, E. E. R., & Zerbini, T. (2015). Evasão e persistência em ações educacionais a distância: Análise do perfil discente. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 15(2), 188-200. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.517

Varanda, R. C., Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), 371-380. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019.

Warr, P., & Allan, C. (1998). Learning strategies and occupational training. International Review of Industrial and Organizational Psychology, 13, 83-121.

Warr, P., & Downing, J. (2000). Learning strategies, learning anxiety and knowledge acquisition. British Journal Psychology, 91, 311-333.

Zerbini, T., & Abbad, G. (2005). Impacto de treinamento no trabalho via internet. Revista de Administração de Empresas Eletrônica, 4. Retrieved from http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm.

Zerbini, T. (2007). Avaliação da transferência de treinamento em curso a distância (Doctoral dissertation). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Zerbini, T., & Abbad, G. (2008). Estratégias de aprendizagem em curso a distância: Validação de uma escala. Psico -USF , 13(2), 177-187.

Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: Uma análise crítica da literatura. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 13(2), 177-193.

Zerbini, T., Carvalho, R. S., & Abbad, G. (2005). Treinamento a distância via internet: Construção e validação de escala de Estratégias de Aprendizagem [CD-Rom]. In Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Org.), Anais do XXIX ENANPAD. Brasília: ANPAD.

Published

2020-02-17

How to Cite

Versuti, F. M., Moraes, R. B. N., & Zerbini, T. (2020). Learning Strategies in Distance Courses: Difference Between Teaching Degree and Extension Courses. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3631

Issue

Section

Estudos Empíricos