Construção e Validação da Escala de Reações à Interface Gráfica para Cursos de Educação a Distância

Autores

  • Renata Carvalho Varanda Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
  • Thaís Zerbini Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto)
  • Gardênia Abbad Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação à distância, Treinamento, Reações ao curso, Interface gráfica

Resumo

O artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.

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Publicado

2010-07-30

Como Citar

Carvalho Varanda, R., Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Construção e Validação da Escala de Reações à Interface Gráfica para Cursos de Educação a Distância. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(2), 371–380. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17845

Edição

Seção

Revisão da Literatura