Relações entre Capacidade de Segmentação Lexical, Consciência Morfossintática e Desempenho em Leitura e Escrita

Autores/as

  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Segmentação lexical, Hipossegmentação, Hipersegmentação, Consciência morfossintática, Desempenho em leitura e escrita

Resumen

A partir do estágio alfabético de aquisição da escrita o aprendiz precisa enfrentar questões relativas à ortografia, entre elas a segmentação do escrito em palavras gráficas. Este estudo investiga relações entre a segmentação convencional de palavras, a consciência morfossintática, a ortografia e a compreensão da leitura de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas de Curitiba. Resultados revelam maior dificuldade na identificação oral de palavras do que na segmentação da escrita. Análises estatísticas mostraram correlações positivas e significativas entre todas as variáveis investigadas. Infere-se que as habilidades morfossintáticas favorecem o estabelecimento da noção convencional de palavra e sugere-se que os professores promovam o desenvolvimento dessas habilidades, para garantir aos alunos maior domínio na linguagem escrita.

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Publicado

2011-03-29

Cómo citar

Kirchner Guimarães, S. R. (2011). Relações entre Capacidade de Segmentação Lexical, Consciência Morfossintática e Desempenho em Leitura e Escrita. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(1), 23–32. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18255

Número

Sección

Estudos Empíricos