Análise de Erros e Compreensão de Textos:

Comparações entre Diferentes Situações de Leitura

Autores/as

  • Alina Galvão Spinillo UFPE
  • Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas Hodges UFPE

Palabras clave:

Psicologia; Psicologia Cognitiva; Educação, Dificuldades de compreensão de texto, Análise de erros, Inferências, Crianças

Resumen

O presente estudo analisou os erros apresentados por crianças com dificuldades de compreensão de textos em duas situações de leitura. As crianças do Grupo 1 realizaram a leitura interrompida de uma história e as do Grupo 2 realizaram a leitura sem interrupção. Após a leitura, as crianças responderam perguntas sobre informações inferenciais. A análise das respostas permitiu identificar quatro tipos de erros referentes à maneira de integrar informações intra e extratextuais. Apesar dos erros serem estáveis em ambas as situações, a leitura interrompida propiciou tentativas de estabelecimento de inferências mais eficientes do que a leitura sem interrupções. Os resultados contribuem para um entendimento psicológico das dificuldades de compreensão textual no que concerne ao estabelecimento de inferências, podendo gerar implicações educacionais.

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Publicado

2012-12-17

Cómo citar

Spinillo, A. G., & Hodges, L. V. dos S. D. (2012). Análise de Erros e Compreensão de Textos:: Comparações entre Diferentes Situações de Leitura. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(4), 381–388. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17575