Reflexões Teórico-Metodológicas acerca da Pesquisa em Compreensão de Textos com Crianças

Autores

  • Alina Galvão Spinillo UFPE
  • Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas Hodges UFPE
  • Alberto Santos Arruda UFPB

Palavras-chave:

Psicologia Cognitiva, Compreensão da leitura, Métodos de pesquisa, Crianças

Resumo

Dada sua natureza multifacetada, a compreensão de textos tem sido investigada a partir de uma grande variedade de recursos metodológicos. O presente artigo tece uma reflexão de natureza teórico-metodológica acerca dos principais métodos de investigação adotados nas pesquisas realizadas com crianças sobre esse tema. A análise recai sobre as principais características desses métodos, seus limites e possibilidades que apresentam ao examinar diferentes aspectos envolvidos na compreensão de textos. Dois parâmetros foram considerados: as unidades linguísticas investigadas e o momento em que a compreensão é avaliada. As análises e discussões conduzidas ilustram a estreita relação entre método e dado, contribuindo para que o pesquisador tenha uma visão mais clara daquilo que os métodos efetivamente permitem examinar sobre a compreensão de textos.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Spinillo, A. G., Hodges, L. V. dos S. D., & Arruda, A. S. (2016). Reflexões Teórico-Metodológicas acerca da Pesquisa em Compreensão de Textos com Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18054

Edição

Seção

Artigos Metodológicos