Níveis de significação social e resultados experimentais em psicolinguística
Resumo
Experimentação com crianças geralmente envolve diferentes níveis de significado. A um nível superficial, um adulto fala com a criança. Em um outro nível, o experimentador é alguém que se deve obedecer e não alguém com quem conversar. Na psicolinguística estes dois níveis de significado podem ser uma fonte de confusão de resultados experimentais. Esta ambiguidade é vista como uma fonte de dificuldade na interpretação do estudo de Chomsky sobre perguntar e dizer. Em uma conversação comum, se A pede a B que pergunte algo a C, B fará a pergunta apenas se não souber a resposta; se sabe a resposta, B simplesmente a diz. Na situação experimental, B tem que formular a pergunta, independentemente do que sabe. Este experimento comparou a habilidade de crianças de responder apropriadamente a comandos para fazer perguntas sob duas condições. A Condição I foi uma replicação do experimento de Chomsky; na Condição II as crianças recebiam instruções para obedecer literalmente aos comandos do experimentador, por meio da inserção do experimento em um jogo conhecido, no qual o experimentador é a Rainha. Os sujeitos foram 30 crianças igualmente distribuídas em três níveis de idade (4, 5 e 6 anos) selecionadas aleatoriamente em uma escola em Recife. Tal como no experimento de Chomsky, as crianças foram testadas na presença de um amigo e três níveis de complexidade sintética foram explorados. Uma ANOVA 3 (nível de idade) por 2 (condição), com o número de respostas corretas aos comandos de "perguntar" como variável dependente, mostrou efeitos significativos da idade e da condição. As crianças de 6 anos mostraram sistematicamente respostas corretas em todos os três níveis de complexidade sintática na Condição II. A dificuldade de crianças novas em distinguir entre "perguntar" e"dizer", observada anteriormente, e o efeito relacionado da complexidade sintática, podem ter sido uma consequência da ambiguidade da situação experimental usada. Este estudo reforça a necessidade (já enfatizada por psicólogos sociais, socioling istas e etnometodologistas) de uma maior atenção aos significados sociais em situação de experimentação.
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