Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares acerca das Dificuldades de Aprendizagem

Autores/as

  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade de Brasília
  • Ludmila de Marcos Rabelo Universidade de Brasília
  • Verônica Silva Cabral Universidade de Brasília
  • Eveline R. de Oliveira Moura Universidade de Brasília
  • Márcia de Souza F. Barreto Universidade de Brasília
  • Heloísa Barbosa Universidade de Brasília

Palabras clave:

Dificuldades de aprendizagem, Psicologia escolar, Concepções e práticas psicopedagógicas

Resumen

RESUMO - Esta pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivos principais investigar as concepções de psicólogos das redes de ensino oficial e particular do Distrito Federal acerca das chamadas dificuldades de aprendizagem e identificar as práticas psicopedagógicas dos mesmos na avaliação, prevenção e atendimento dessas dificuldades. Foram sujeitos da pesquisa 60 psicólogos atuantes no contexto educacional, sendo 34 pertencentes à rede pública e 26 à rede particular. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, tendo-se privilegiado a análise qualitativa dos dados, através do método da análise de conteúdo das respostas transcritas. Os resultados obtidos indicam uma formação teórico-prática precária e inconsistente na área da psicologia escolar, que se reflete nas concepções e práticas dos psicólogos acerca das dificuldades de aprendizagem.

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Fontes.

Publicado

2012-09-24

Cómo citar

Francesca Conte de Almeida, S., de Marcos Rabelo, L., Silva Cabral, V., R. de Oliveira Moura, E., de Souza F. Barreto, M., & Barbosa, H. (2012). Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares acerca das Dificuldades de Aprendizagem. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(2), 117–134. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17240

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