Dispositivos de Escuta de Adolescentes Privados de Liberdade e de Agentes Socioeducativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9

Palavras-chave:

Socioeducação, Plantão psicológico, Grupo, Violência, Psicodinâmica do trabalho

Resumo

Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.

Palavras-chave: socioeducação; plantão psicológico; grupo; violência; psicodinâmica do trabalho.

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Biografia do Autor

Katia Tarouquella Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Psicóloga, psicanalista, professora adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. É autora de várias coletâneas e artigos na temática de intervenção terapêutica, prevenção à saúde mental na perspetiva psicanalítica, psicopatologia, exclusão social e Psíquica, corpo e sofrimento contemporâneo. Se dedicando principalmente aos seguintes temas: Psicopatologia, violência, intervenção terapêutica, corpo e contemporaneidade.

Sandra Francesca Conte de Almeida, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. é Psicanalisa  e professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB),

Jéssica Emanoeli Moreira da Costa, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil

Psicóloga, foi bolsista de Apoio ténico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distruto Federal. Psicóloga Residente no Programa MUltiprofissional em Saúde Mental infanto Juvenil (FEPECS).

Valerie Ganem, Université Sorbonne Paris Nord, Paris, França

Valérie Ganem é mestre e doutora em psicologia do Trabalho, Professora da Universidade Paris 13 e associada à Universidade Paris 5-Descartes, Sorbonne Paris.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

Tarouquella Brasil, K. ., Francesca Conte de Almeida, S. ., Moreira da Costa, . J. E. . ., & Ganem, V. (2020). Dispositivos de Escuta de Adolescentes Privados de Liberdade e de Agentes Socioeducativos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36(Especial). https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9

Edição

Seção

Número Especial - PPGPsiCC

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