A adição/subtração em crianças de 1ª série.
Um estudo sobre a aprendizagem construtivista
Palabras clave:
Estratégias cognitivas infantis, Iniciação matemática, Aprendizagem construtivista, Adição/subtraçãoResumen
São relatados resultados da análise qualitativa de estratégias cognitivas infantis. Estas foram expressas em uma situação de aprendizagem sobre a adição/subtração, no contexto de uma pesquisa sobre o papel da interação social na aprendizagem construtivista de noções escolares. Os sujeitos são nove alunos de 1a série do 1° grau de uma escola pública de Curitiba, agrupados em três trios. Os resultados mostram as peculiaridades cognitivas infantis na elaboração da noção focalizada, em níveis de progressão no plano pré-operatório. Esquemas são superados e outros descobertos com as oportunidades oferecidas pela situação. Na interpretação desse processo é apontado o papel da alternância de tarefas de realização prática com as de explicação, com base no fenômeno da tomada de consciência das ações e de seus resultados rumo a novos planos de conceitualização.
Descargas
Citas
d'opérations additives en situation d'lnteraction sociale et de communication.
IMAG. Grenoble: Université de Grenoble.
Coll, C. (1983). As contribuições da psicologia para a educação: teoria genética e
aprendizagem escolar. Em L. B. Leite & A. A. Medeiros (Orgs.). Piaget e a Escola
de Genebra (pp. 164-97). Tradução de A. A. Medeiros. São Paulo: Cortez, 1987.
Greco, P., Grize, J.B., Papert, S. & Piaget, J. (1960). Problemes de la construction du
nombre. Etudes d'Epistémologie Génétique, vol.XI, Paris, PUF.
Greco, P., Inhelder, B., Matalon, B. & Piaget, J. (1963). La formation des raisonnements
récurrentiels. Etudes d' Epistémologie Génétique, vol. XVII, Paris, PUF.
Greco, P. & Morf, A. (1962). Les structures numériques elémentaires. Etudes
d'Epistémologie Génétique, vol. XIII, Paris, PUF.
Kamii, C. K. & De Clark, G. (1985). Young children reinvent arithmetic: implication of
Piaget's theory. New York: Teachers College Press.
Moro, M. L. F. ; Branco, V. & Col. (1990). A aprendizagem construtivista no início da
escola elementar e o papel da interação social das crianças. Relatório preliminar
de pesquisa. Curitiba: UFPR/CNPq (mimeo).
Moro, M. L. F. ; Branco, V. & Col. (1992). A aprendizagem construtivista no início da
escola elementar e o papel da interação social das crianças. As estratégiascognitivas das primeiras situações de aprendizagem. Relatório de pesquisa.
Curitiba: UFPR/CNPq (mimeo).
Piaget, J. (1964). Development and learning. Journal of Research on Science Teaching.
XI (3): 176-86.
Piaget, J. (1974a). Laprise de conscience. Paris: PUF.
Piaget, J. (1974b). Fazer e compreender. Tradução do francês de C. L. P. Leite. São
Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1978.
Piaget, J. (1974c). Recherches sur la contradictíon. Etudes d'Epistémologie Génétique,
vols. XXXI e XXXII. Paris, PUF.
Piaget, J. & Greco, P. (1959). Aprendizagem e conhecimento. Estudos de Epistemologia
Genética, vol. VII. Tradução da equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio, Freitas
Bastos, 1974.
Schubauer-Leoni, M. L. & Perret-Clermont, A. N. (1980). Interactions sociales et
répresentations symboliques dans le cadre de problemes additifs. Recherches en
Didactique des Mathématiques. Neuchâtel/Geneve, 1-3, p. 297-350.
Schubauer-Leoni, M. L. & Perret-Clermont, A. N. (1984). Construction sociales d"écritures
symboliques en deuxieme primaire (operations additives). Interactions
Didactiques, 4, Geneve/Neuchâtel, Universités de Geneve et de Neuchâtel.
Sinclair, A. (1988a). A notação numérica na criança. In H. Sinclair (org.). A produção
de notações na criança (pp. 71-96). Tradução do francês por M. L. Moro. São
Paulo, Cortez, 1990.
Sinclair, H. (1988b). Learning: the Interactive re-creation of knowledge. Communication
in the International Congress of Mathematics Teaching. Budapest, (mimeo).
Sinclair, H. (1988c). Introdução. Em H. Sinclair (org.). A produção de notações na
criança (pp. 13-18). Tradução do francês por M. L. Moro. São Paulo, Cortez, 1989.
Sinclair, H. & Sinclair, A. (1986). Children's mastery of written numerais and the
construction of basic number concepts. In J. Hiebert (Org.). Conceptual and
procedural knowledge: the case of mathematics (pp. 59-74). London/Hillsdale:
Lawrence Erlbaum. Pp.59-74.
Vergnaud, G. (1985). L'enfant, la mathématique et la réalité. 3e. ed. Berne: Peter Lang.