Representação Desenhada:

Estudo Sobre a Mudança Evolutiva do Pensamento Criativo

Autores

  • Clara Kotler Universidade Federal do Paraná
  • Maria Lúcia Faria Moro

Palavras-chave:

Pensamento criativo, Desenho, Evolução dos possíveis

Resumo

Com base na teoria de Piaget sobre a dinâmica da cognição, este estudo, de caráter evolutivo-descritivo, tem como objetivos investigar as formas pelas quais a atividade criativa manifesta-se na representação desenhada e como essas formas relacionam-se com a transformação dos possíveis e dos necessários em idades diferentes. Procurou-se indícios dessas formas em 749 desenhos realizados por 66 sujeitos, partindo de figura geométrica (semicírculo) como modelo. Os sujeitos são alunos de escola particular, de classe média, com idades entre 4;6 e 15;9 anos. Os desenhos são analisados quantitativa e qualitativamente quanto à variação dos esquemas presentativos (de assimilação) e dos esquemas de procedimento (de acomodação) e às características do pensamento criativo: fluência, flexibilidade e elaboração. Os resultados mostram aumento da flexibilidade e da elaboração da produção desenhada em detrimento de sua fluência, com o avançar da idade dos sujeitos. Em decorrência, três fases de transformação do pensamento criativo são discutidas como relacionadas à evolução dos possíveis conforme a visão piagetiana.

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Referências

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Publicado

2012-09-17

Como Citar

Kotler, C., & Faria Moro, M. L. (2012). Representação Desenhada:: Estudo Sobre a Mudança Evolutiva do Pensamento Criativo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(1), 061–067. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17309