Representação Desenhada:
Estudo Sobre a Mudança Evolutiva do Pensamento Criativo
Palavras-chave:
Pensamento criativo, Desenho, Evolução dos possíveisResumo
Com base na teoria de Piaget sobre a dinâmica da cognição, este estudo, de caráter evolutivo-descritivo, tem como objetivos investigar as formas pelas quais a atividade criativa manifesta-se na representação desenhada e como essas formas relacionam-se com a transformação dos possíveis e dos necessários em idades diferentes. Procurou-se indícios dessas formas em 749 desenhos realizados por 66 sujeitos, partindo de figura geométrica (semicírculo) como modelo. Os sujeitos são alunos de escola particular, de classe média, com idades entre 4;6 e 15;9 anos. Os desenhos são analisados quantitativa e qualitativamente quanto à variação dos esquemas presentativos (de assimilação) e dos esquemas de procedimento (de acomodação) e à s características do pensamento criativo: fluência, flexibilidade e elaboração. Os resultados mostram aumento da flexibilidade e da elaboração da produção desenhada em detrimento de sua fluência, com o avançar da idade dos sujeitos. Em decorrência, três fases de transformação do pensamento criativo são discutidas como relacionadas à evolução dos possíveis conforme a visão piagetiana.
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