Inteligência e aprendizagem:

Dos seus relacionamentos à sua promoção

Autores/as

  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho

Palabras clave:

Inteligência, Cognição, Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivo

Resumen

A investigação tradicional em Psicologia sobre inteligência toma esta como uma característica interna e abstrata da mente e a sua relação com o desempenho escolar num único sentido, ou seja, da inteligência para o rendimento. As teorias sobre os estilos cognitivos e as variáveis sócio-cognitivas do desempenho, ilustram-nos a importância das estratégias cognitivas e das variáveis pessoais na explicação do funcionamento cognitivo. Estes aspectos, assim como o conhecimento do próprio impacto das aprendizagens escolares na inteligência, permitem-nos defender uma prática pedagógica e uma prática psicológica mais orientadas para a promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Finalmente,apresentam-se os fundamentos teóricos, a estrutura, as atividadese os procedimentos inerentes a um programa de treino cognitivo que está a ser aplicado em Portugal, junto dos alunos do 7° ao 9° ano de escolaridade.

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Publicado

2012-08-29

Cómo citar

Almeida, L. S. (2012). Inteligência e aprendizagem:: Dos seus relacionamentos à sua promoção. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(3), 277–292. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17140