Inteligência e aprendizagem:
Dos seus relacionamentos à sua promoção
Palabras clave:
Inteligência, Cognição, Aprendizagem, Desenvolvimento cognitivoResumen
A investigação tradicional em Psicologia sobre inteligência toma esta como uma característica interna e abstrata da mente e a sua relação com o desempenho escolar num único sentido, ou seja, da inteligência para o rendimento. As teorias sobre os estilos cognitivos e as variáveis sócio-cognitivas do desempenho, ilustram-nos a importância das estratégias cognitivas e das variáveis pessoais na explicação do funcionamento cognitivo. Estes aspectos, assim como o conhecimento do próprio impacto das aprendizagens escolares na inteligência, permitem-nos defender uma prática pedagógica e uma prática psicológica mais orientadas para a promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Finalmente,apresentam-se os fundamentos teóricos, a estrutura, as atividadese os procedimentos inerentes a um programa de treino cognitivo que está a ser aplicado em Portugal, junto dos alunos do 7° ao 9° ano de escolaridade.
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