Aferição de uma bateria de provas de raciocínio diferencial para utilização nas atividades de orientação vocacional dos alunos do ensino secundário

Autores

  • Leandro S. Almeida Universidade do Porto, Portugal
  • Bártolo P. Campos Universidade do Porto, Portugal

Resumo

Apresentam-se os principais resultados de um trabalho deaferição da "Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial" junto dosalunos portugueses do ensino secundário. Esta prova, destinada a serusada no âmbito da orientação vocacional destes alunos, constitui-secomo uma boa integração dos elementos teórico-práticos decorrentesdas teorias do fator geral e dos fatores de grupo da realizaçãointelectual. Os resultados em cada uma das provas (raciocínio numérico,abstrato, verbal, espacial e mecânico) são analisados quanto à suasensibilidade, fidelidade e validade. Os valores estatísticos obtidosadequam-se às exigências teóricas e práticas deste tipo de instrumento.Numa análise fatorial das intercorrelações dos resultadosnas cinco provas verificou-se a presença de um importante fator geral(explicando cerca de 60% da variância total dos resultados), que emtermos de explicação se poderá tomar como "fator geral de raciocínio",pois que subjacente à realização de qualquer uma das cinco provas.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

Almeida, L. S., & Campos, B. P. (2012). Aferição de uma bateria de provas de raciocínio diferencial para utilização nas atividades de orientação vocacional dos alunos do ensino secundário. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2(3), 201–212. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17000