Realidade X Fantasia:

Sua influência no raciocínio dedutivo

Autores/as

  • Maria da Graça B.B. Dias Universidade de Oxford
  • Paul L. Harris Universidade de Oxford

Resumen

A importância do modo de apresentação das tarefas para avaliar o desempenho cognitivo tem sido enfatizada em muitos estudos. Em três experimentos sobre a compreensão de problemas silogísticos com conteúdos contrários à experiência do dia-a-dia das crianças analisou-se até que ponto a visibilidade de brinquedos durantea tarefa onde brincadeiras eram incluídas, seria um fator fundamental no desempenho na medida' em que favoreceria a memorização das premissas. Os Experimentos I, II e III demonstraram que, como no estudo de Dias e Harris (submetido), o desempenho das crianças era significativamente melhor quando as premissas eram apresentadas dentro de um contexto de brincadeira do que quando eram apresentadas de modo verbal comum. O contexto de faz-de-conta mais do que a visível presença dos brinquedos durante a apresentação é que facilita o raciocínio das crianças quando as premissas dos problemas vão de encontro à suas experiências.

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Citas

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Publicado

2012-07-11

Cómo citar

Dias, M. da G. B., & Harris, P. L. (2012). Realidade X Fantasia:: Sua influência no raciocínio dedutivo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 4(1), 55–68. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17035