A COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOCIAIS E MORAIS EM CRIANÇAS DE ORFANATOS

Autores

  • Maria da Graça B.B. Dias Universidade de Oxford

Palavras-chave:

Regras convencionais, Regras morais, Transgressões, Raciocínio lógico

Resumo

- Para Turiel (1983) convenções morais e sociais abrangem domínios distintos com cursos de desenvolvimento separados e estariam ambas presentes, desde cedo, em todas as crianças. No entanto, Dias e Harris (1990) encontraram que crianças de 5 anos de orfanatos aceita­vam as violações tanto morais quanto convencionais como fazendo parte de seu dia-a-dia, não distinguindo os dois tipos de violações. A fim de avaliarmos a existência de uma evolução na aquisição dessas regras, fo­ram apresentadas a crianças de orfanatos, na faixa etária de 7 anos, as mesmas violações inseridas em problemas silogísticos simples e em per­guntas de sondagem. Seus resultados foram comparados com aqueles alcançados pelas crianças de 5 anos do estudo anterior. Constatou-se que as crianças de 7 anos também não discriminavam entre regras mo­rais e convencionais em termos de grau de ofensa e de conseqüências arbitrárias/intrínsecas, mas consideravam ambos os tipos de violações como infrações sérias, sendo passíveis de aceitação apenas em um con­texto de mundo fictício. Os resultados parecem indicar que os atenuantes às violações de regras morais e convencionais são minimizados à medi­da que as crianças ingressam no sistema educacional formal.

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Publicado

2012-08-23

Como Citar

Dias, M. da G. B. (2012). A COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOCIAIS E MORAIS EM CRIANÇAS DE ORFANATOS. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(02), 207–218. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17133

Edição

Seção

Estudos Empíricos