A COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOCIAIS E MORAIS EM CRIANÇAS DE ORFANATOS
Palavras-chave:
Regras convencionais, Regras morais, Transgressões, Raciocínio lógicoResumo
- Para Turiel (1983) convenções morais e sociais abrangem domínios distintos com cursos de desenvolvimento separados e estariam ambas presentes, desde cedo, em todas as crianças. No entanto, Dias e Harris (1990) encontraram que crianças de 5 anos de orfanatos aceitavam as violações tanto morais quanto convencionais como fazendo parte de seu dia-a-dia, não distinguindo os dois tipos de violações. A fim de avaliarmos a existência de uma evolução na aquisição dessas regras, foram apresentadas a crianças de orfanatos, na faixa etária de 7 anos, as mesmas violações inseridas em problemas silogísticos simples e em perguntas de sondagem. Seus resultados foram comparados com aqueles alcançados pelas crianças de 5 anos do estudo anterior. Constatou-se que as crianças de 7 anos também não discriminavam entre regras morais e convencionais em termos de grau de ofensa e de conseqüências arbitrárias/intrínsecas, mas consideravam ambos os tipos de violações como infrações sérias, sendo passíveis de aceitação apenas em um contexto de mundo fictício. Os resultados parecem indicar que os atenuantes à s violações de regras morais e convencionais são minimizados à medida que as crianças ingressam no sistema educacional formal.
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