A Compreensão De Silogismos Em Crianças

Autores

  • Maria da Graça B.B. Dias Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

RESUMO - Pesquisas tem demonstrado que os baixos níveis de desempenho encontrados entre crianças e adultos em problemas silogísticos são devidos não à falta de competência em raciocinar, porém aos conteúdos das premisas como também às diferentes formas de silogismos. No presente estudo, sujeitos de 7 a 14 anos de idade obtiveram melhores resultados nos problemas que envolviam fatos que concordavam com suas experiências diárias do que com os fatos que contradiziam estas experiências. Nos problemas envolvendo inferências inválidas (Afirmação do Conseqüente e Negação do Antecedente) o desempenho das crianças foi muito inferior ao alcançado nos problemas que envolviam inferências válidas (Modus Ponens e Modus Tollens), replicando os resultados encontrados por Dias (1987) entre adultos.

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Publicado

2012-07-12

Como Citar

Dias, M. da G. B. (2012). A Compreensão De Silogismos Em Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 4(2), 156–169. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17044