Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental

Autores

  • Cristineide Leandro-França Universidade de Brasília
  • Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422

Palavras-chave:

Aposentadoria, Intervenção, Eficácia

Resumo

O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.

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Biografia do Autor

Cristineide Leandro-França, Universidade de Brasília

Psicóloga da Universidade de Brasília-UnB. Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidde de Vida

Sheila Giardini Murta, Universidade de Brasília

Professora Adjunta no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília-UnB. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB. 

 

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Publicado

2019-03-07

Como Citar

Leandro-França, C., & Murta, S. G. (2019). Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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