Avaliação de Necessidades em um Programa de Transição para a Parentalidade

Autores

  • Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília
  • Andréia Crispim Rodrigues Universidade Católica de Goiás
  • Isabela Oliveira Rosa Universidade Católica de Goiás
  • Silvia Guimarães Paulo Universidade Católica de Goiás
  • Keila Furtado Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Psicologia - Prevenção e Tratamento Psicológico, Apego, Transição para a parentalidade, Avaliação de necessidades, Intervenção, Prevenção

Resumo

Este artigo descreve a avaliação de necessidades para a implementação de um programa de transição para a parentalidade, feita em dois estudos. Participaram do primeiro estudo treze casais, cujo bebê contava entre 18 a 36 meses. Foram entrevistados sobre estressores e enfrentamento às demandas do pós-parto. Os cuidados com o bebê, as mudanças nos papéis familiares e a relação com a rede de apoio social intrusiva foram citados como os principais estressores. A busca de informação e a interação com o bebê foram relatadas como estratégias de enfrentamento. Um segundo estudo investigou, por meio de entrevistas, o conhecimento de oito casais, com filhos recém-nascidos, sobre as capacidades sensoriais do bebê, suas experiências pessoais de apego e práticas educativas parentais, além de estressores e enfrentamento usado. Os resultados apontaram a exposição a práticas educativas parentais coercitivas e apego inseguro como fatores de risco. Os estudos indicam informação sobre estressores da parentalidade, enfrentamento, conhecimentos sobre capacidades do bebê, práticas educativas parentais saudáveis e habilidades sociais conjugais como focos em programas de transição para a parentalidade.

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Publicado

2011-09-22

Como Citar

Murta, S. G., Rodrigues, A. C., Rosa, I. O., Paulo, S. G., & Furtado, K. (2011). Avaliação de Necessidades em um Programa de Transição para a Parentalidade. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(3), 337–346. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17541

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