Desenvolvimento e Validação de Escala de Reflexão na Aprendizagem

Autores

  • Dejano T. Sobral Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Aprendizagem, Reflexão, Escala, Validade interna e externa

Resumo

Uma escala de reflexão na aprendizagem (ERA) constituída de dez itens foi construída a partir de diferentes fontes de informação. A caracterização das propriedades dessa escala foi realizada com estudantes de medicina de ambos os
sexos e envolveu medidas de consistência interna, replicabilidade e análise de fatores, bem como verificação de validade de
critério e de construto. Os resultados mostraram que a ERA tem nível satisfatório de consistência interna (alfa = 0,81) e
estabilidade temporal moderada (correlação teste-reteste = 0,71 no intervalo de três meses). Estudos de correlação mostraram
associações significantes da ERA com uma escala análoga, com um índice de rendimento acadêmico e com três medidas
pertinentes à capacidade de monitoração da aprendizagem. Em suma, os achados do estudo proporcionam embasamento para
a confiabilidade e validade da escala e apoiam seu uso em pesquisa educacional sobre reflexão na aprendizagem.

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Publicado

2012-09-12

Como Citar

Sobral, D. T. (2012). Desenvolvimento e Validação de Escala de Reflexão na Aprendizagem. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(2), 173–177. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17322