Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb:

Características e relação com resultados de avaliação no ensino pré-clínico

Autores

  • Dejano T. Sobral Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Inventário de estilo de aprendizagem, Validade interna e externa, Estilo e aprendizado pré-clínico

Resumo

O artigo examina as características psicométricas do Inventário de Estilo de Aprendizagem (EA) de Kolb e as relações de suas escalas com medidas de resultados de avaliação do aprendizado em programa interdisciplinar. Os sujeitos foram 474 alunos do pré-clínico médico. Os resultados da análise de intercorrelações, consistência interna e estrutura de fatores dos escores do IEA foram consistentes com a definição de duas dimensões nas diferenças de orientação de aprendizagem: as escalas Abstrato-Concreto e Ativo-Reflexivo. Os respectivos escores apresentaram correlações distinguíveis e significantes, mas fracas, com medidas de desempenho cognitivo e da significação do aprendizado. Houve, também, diferenças significantes na distribuição dos escores entre os sujeitos, com predomínio de orientação abstraía no total e excesso relativo de orientação concreta entre mulheres. Os achados sugerem que o IEA tem valor limitado na explanação da variação da aprendizagem em contexto real, mas é útil na indução de reflexão sobre esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrews, F. M., Klem, L, Davidson, T. N., 0'Malley, P. M. & Rogers, W. L. (1981). A
Guide for Selecting Statistica! Techniques for Ana'yzing Social Science Data. Ann
Arbor: ISR, University of Michigan.
Biggs, J. (1987). Student Approaches to Learning and Studying. Melbourne: Australian
Council for Educational Research.
Curry, L (1983a). Review of learning style research to date. Em L. Curry (Org.),
Learning Style in Continuing Medicai Education. Ottawa: Canadian Medicai
Association.
Curry, L. (1983b). An organization of learning style theory and constructs. Em L. Curry
(Org.), Learning Style in Continuing Medicai Education. Ottawa: Canadian Medicai
Association.
Entwistle, N. J. & Ramsden, P. (1983). Understanding student learning. Beckenham:
Croom Helm.
Grasha, A. F. (1983). Learning style: the journey from Greenwich Observatory (1796)
to Dalhousie University (1981). Em L. Curry (Org.), Learning Style in Continuing
Medicai Education. Ottawa: Canadian Medicai Association.
Kolb, D. A. (1976). Learning style inventory technical manual. Boston, McBer and
Company.
Kolb, D. A. (1984). Experiential learning. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall.
Neharí, M. & Bender H. (1978). Meaningfulness of a learning experience: a measure
for educational outcomes in highereducation. Higher Education, 7, 1-11.
Plovnick, M. S. (1975). Primary care career choices and medicai student learning
styles. Journal of Medicai Education, 50, 849-855.
Risucci, D. A. & Tortolani A. J. (1990). A methodological framework for the design of
research on the evaluation of residents. Academic Medicine, 65, 36-41.
Rust, J. & Golombok, S. (1989). Modem psychometrics. The science of psychological
assessment. London: Routledge.
Sobral, D. T. (1977). Alvos de carreira de alunos de medicina de Brasília. Revista
Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas, 10, 265-270.
Sobral, D. T. (1983). Integração interdisciplinar no ensino pré-clínico do aparelho
digestivo: descrição e avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, 7,
137-143.
Sobral, D. T. (1988). Necessidades do aprendiz: ajudando o estudante a aprender.
CADE, Universidade de Brasília. Mimeo, 11p.
Sobral, D. T. (1989). Learning the educator role: a course for medicai students.
Medicai Education, 23, 70-76.
Sobral, D.T. (1992). Self-report visual scale of course appeal. Higher Education, 23,
321-329.
Vu, N. U. (1983). Learning style research: implications for assessment and program
design. Em L. Curry (Org.), Learning style in continuing medicai education.
Ottawa: Canadian Medicai Association.
West, R. F. (1982). A construct validity study of Kolb's learning styles types in medical
education. Journal of Medicai Education, 57, 794-796.
Wunderlich, R. & Gjerde, C. L. (1978). Another look at learning style inventory and
career choice. Journal of Medicai Education, 53, 45-54.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Sobral, D. T. (2012). Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb:: Características e relação com resultados de avaliação no ensino pré-clínico. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(3), 293–303. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17141