Grupo Pequeno sob Tutoria Estudantil na Aprendizagem Baseada em Problemas:
Fatores e Desfechos
Palavras-chave:
Grupo pequeno, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino por colegas, Fatores motivacionais, Estudantes de medicinaResumo
A questão da adequação do trabalho em grupo pequeno sob supervisão estudantil, na aprendizagem baseada em
problemas, foi estudada em um programa de ensino. Os sujeitos foram 236 alunos do pré-clínico médico. Indicadores de
processos de aprendizagem foram examinados em suas interrelações, suas relações com fatores motivacionais e seus efeitos em escores de exame de resolução de problemas. Os resultados mostram que o escore do exame de resolução de problemas estava significantemente associado tanto à utilidade do debate em grupo quanto à motivação inicial para aprender, enquanto o escore de desenvolvimento de habilidades estava principalmente associado ao índice de 'coesão produtiva' no grupo e à utilidade do módulo de estudo. Os efeitos de fatores motivacionais nos processos do grupo pareceram inexpressivos. Os achados sugerem que o trabalho em grupo sob tutoria estudantil contribui para o rendimento cognitivo dos participantes, um efeito influenciado pela motivação e pelo preparo dos estudantes
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