A adição/subtração em crianças de 1ª série.

Um estudo sobre a aprendizagem construtivista

Autores

  • Maria Lucia Faria Moro Universidade Federal do Paraná
  • Veronica Branco Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Estratégias cognitivas infantis, Iniciação matemática, Aprendizagem construtivista, Adição/subtração

Resumo

São relatados resultados da análise qualitativa de estratégias cognitivas infantis. Estas foram expressas em uma situação de aprendizagem sobre a adição/subtração, no contexto de uma pesquisa sobre o papel da interação social na aprendizagem construtivista de noções escolares. Os sujeitos são nove alunos de 1a série do 1° grau de uma escola pública de Curitiba, agrupados em três trios. Os resultados mostram as peculiaridades cognitivas infantis na elaboração da noção focalizada, em níveis de progressão no plano pré-operatório. Esquemas são superados e outros descobertos com as oportunidades oferecidas pela situação. Na interpretação desse processo é apontado o papel da alternância de tarefas de realização prática com as de explicação, com base no fenômeno da tomada de consciência das ações e de seus resultados rumo a novos planos de conceitualização.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Faria Moro, M. L., & Branco, V. (2013). A adição/subtração em crianças de 1ª série.: Um estudo sobre a aprendizagem construtivista. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 9(2), 365–385. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17224

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